A Microsoft disponibilizou o Windows Vista Beta para download em seu site. A versão é a chamada "Ultimate", e figura entre as seis versões previstas para o Vista. As versões seriam:

Vista Business
 
Esta versão seria a básica para a maioria das empresas que teriam as ferramentas necessárias para organizar o pc.

Vista Enterprise
 
A versão Enterprise terá tudo que a versão básica tem e ainda terá uma ferramenta de encriptação chamada BitLocker para proteger o computador em caso de roubo ou perda de um notebook por exemplo.
 

Vista Home Basic
 
Esta versão seria para os usuários mais comuns que usam o pc para navegar na internet, ler e-mail e editar documentos básicos. Ainda inclui uma ferramenta de pesquisa para o seu desktop e também ferramentas de segurança.

 

Vista Home Premium
 

A versão Home Premium inclui tudo da básica e ainda tem a mais uma interface gráfica nova chamada "Aero". Seria uma inteface para ajudar a organizar imagens, música e coleção de filmes e ainda ferramentas para ajudar na criação de cd’s e dvd’s.

Esta versão seria ainda possível conectar ao videogame Xbox 360.

 

 
Esta versão teria tudo da home basic e premium juntos. 

Vista Starter
 
A starter seria uma versão para PCs menos poderosos e teria como objetivo ser instalada em países em desenvolvimento e projetos sociais.
 
 
Fico curioso para ver como seria o Windows Vista, mas dá uma preguiça de instalar uma versão beta que pode causar algum problema pro meu computador que esta com tudo funcionando perfeitamente (um estado raro). E depois ainda se desse tudo certo, fica aquela dúvida se terá algum problema de compatividade com os programas e jogos atuais. Fora isso, não vejo razão agora instalar uma versão beta. Quem sabe esse fim de semana eu me arrisco…