Acho que uma das coisas que nunca esquecerei da minha faculdade de Engenharia será meu trabalho final. Não pela complexidade do trabalho, "controle de potência no enlace reverso do CDMA", porque muitos técnicos ali na minha turma poderiam estudar e fazer o trabalho, mas porque meu professor me deu dicas de como escrever que foram essenciais na minha formação. DIcas tão básicas que é de se espantar que uma pessoa ao chegar ao fim da graduação de algum curso não possa saber. Ele dizia "um profissional que sabe escrever terá um diferencial". É verdade. E hoje, alguns anos depois vejo quanta dificuldade amigos e profissionais que eu conheço tem para redigir um simples texto. Até nosso presidente esculacha nosso idioma falando, imagina ele escrevendo.

Pensei então em escrever algumas dicas que eu acho básicas quanto à lingua ou a formatação de um texto.

  1. Concordância verbal.  É imprescindível. Releia seu texto, procure os verbos e os sujeitos para que estejam de acordo. Lembre do presidente Lula, você não deseja ser igual..
  2. Mim não faz nada. "Mim" não pode vir antes de verbo, decore isso, é fácil, e falando soa muito mal.
  3. Letras maiúsculas em nomes próprios. É um insulto as marcas e aos nomes diminuí-los.
  4. Gerundismo. Eu farei, ao invés de "eu vou fazer". Aplique verbos corretos. É mais simples. Falando pode não ser tão perceptível, mas escrevendo é muito feio.
  5. Use uma só fonte para seu texto. Realce com negrito.
  6. Identação. O texto deve fluir na folha, dê uma olhada na página por inteiro. Ao invés de alinhar o texto a esquerda, use o modo "justificar" sempre.
  7. Releia o seu texto como se você não soubesse do que se trata. Todo texto conta uma história e o leitor não tem obrigação de adivinhar todos os detalhes. Ãs vezes parece natural pra quem escreve mas para quem lê é outra historia.
  8. Seja simples. Palavras difíceis não significam que você possui inteligência.
  9. Se não tem certeza de como se escreve uma palavra, procure um sinônimo.
  10. Passe corretor ortográfico, não custa nada… e releia o seu texto.