Remote Vnc

Esse é o último artigo nesta série de como controlar o iTunes remotamente. O jeito que apresento aqui talvez seja um exagero, matar um mosquito com um martelo, mas funciona, não só para controloar o itunes como para inclusive controlar seu computador remotamente, a partir de qualquer outro computador ligado na sua intranet ou internet.


Existem várias maneiras de controlar remotamente um computador na sua rede, na maioria das vezes você tem que instalar um software no computador que pretende controlar e outro no que controla.

Tightvnc-Logo
O VNC é um software gratuito que faz isso. As versões mais comuns do VNC são a RealVNC e TightVNC. Eu gosto do TightVNC. Lembro que o VNC é mais apropriado para controlar dentro da Intranet, ou seja, sua rede interna, caseira.

Primeiramente você instala o VNC no computador servidor. Depois que terminar a instalação, o programa vai perguntar se você quer istalar o serviço do VNC, diga que sim, e que também quer iniciar este serviço. Vai pedir pra definir uma senha. Depois que estiver instalado, um ícone vai ser colocado perto do seu relógio do windows (systray).

Vnc-Config

Depois você só precisa do software cliente na máquina que vai controlar, geralmente chama-se vncviewer. Nos macs, o Chicken of VNC é o preferido.

Como eu disse, o VNC só funciona melhor com intranets, por que? Porque não é tão seguro abrir sua máquina com o VNC na internet. Para isso minha opção foi utilizar um serviço grátis na internet, o LogMeIn.

Logmein

O LogMeIn, o servidor tem que ser Windows. O cliente, você não precisa instalar nada, usa seu navegador mesmo (FireFox, Internet Explorer). Depois de instalar no servidor, você pode controlar a máquina de modo seguro de qualquer lugar do mundo, basta deixar a máquina ligada, claro. Você também pode adicionar várias máquinas na sua conta, desta maneira não precisa ficar memorizando os IPs (endereço na rede) das máquinas que controla.

Logmein-Panel

[tags]Downloads[/tags] [tags]Macintosh[/tags] [tags]Windows[/tags] [tags]Internet[/tags] [tags]Segurança[/tags]