Gerenciando Listas (playlists) no iTunes

By | novembro 11, 2006

 Alumfriends Archives Library---Old-Journal-Area

O iPod mudou o jeito que muita gente escuta música, inclusive o jeito que guarda sua coleção de músicas. Hoje você leva sua música pra qualquer lugar no formato mp3 ao invés de como era há um certo tempo atrás que tinha que carregar vários cd’s. Hoje, se você é como eu, que tem uma coleção de mais de 10,000 músicas em mp3, você guarda tudo no seu computador, e copia para seu ipod as que gosta mais ultimamente, ou as que quer experimentar pela primeira vez. Esse controle do que você leva, onde quer que vá, precisa de uma mudança de hábitos no jeito que você organiza sua coleção. O iTunes facilita muito esse trabalho, mas algumas dicas são bem-vindas para que você possa tirar o melhor das suas listas (playlists) e aproveitar toda sua coleção de músicas.

Para isso o iTunes apresenta o recurso das Listas Inteligentes (Smart Playlists).


Etiquetando sua coleção

A lista inteligente precisa de informações que estão dentro das músicas (tags):

nome do artista, banda, gênero, etc.

Tags

E fora delas, através da sua avaliação (rating), quantidade de vezes que escutou e última vez que escutou. Por isso é importante que você tenha os tags sempre preenchidos. Vários scripts para itunes ajudam você a fazer isso. Visite o site, em inglês, Doug iTunes Scripts

Avaliando suas Músicas

Ratings

Se você já tem suas músicas arrumadas, com nome, banda, etc, é importante também fazer a avaliação das músicas. o iTunes permite que você dê uma nota (de 1 a 5) para cada música. Usar bem essa avaliação é essencial, mas as vezes confuso se você não tiver um método pode acabar por misturar música boa com ruim. O meu método é o seguinte:

1Estrela

1 estrela. Não gosto desta música, nunca quero ouvir essa música.

2Estrelas

2 estrelas. Não gosto desta música mas não ficaria chateado em escuta-la.

3Estrelas

3 estrelas. Não tenho uma opinião formada sobre essa música. não me importo de escutar e talvez aparecendo em uma lista minha eu passe a gostar dela.

4Estrelas

4 estrelas. Eu gosto desta música. Gosto de escutar maior parte do tempo. Gostaria que ela estivesse em minhas listas eventualmente.

5Estrelas

5 estrelas. Eu adoro! Não me importo de escutar e pode sempre aparecer em minhas listas.

Baseando nesta escala, você deve atribuir uma nota a cada música que você tem. Concordo que é chato, mas vá fazendo eventualmente, e um dia você terá pelo menos as que você odeia e as que você mais gosta classificadas.

OBS: A classificação da música não é guardada dentro do arquivo mp3, e sim na biblioteca do itunes, por isso, se você eventualmente perder seu itunes ou mover seus mp3 para outro computador, você perde sua classificação. Para salvar essa informação, achei na internet um script que pega a classificação e guarda num campo Group (grupo) dentro do mp3. É muito útil. Tem outro script que pega do group e grava no rating do itunes.

itunes save rating-1.zip

Criando Lista para Novas e Ótimas músicas:

Opção 1: Crie uma nova “Lista Inteligente” (smart list) com os seguintes critérios: Classificação: de 4 a 5 estrelas, foi tocada há 1 dia, gênero é diferente (de algo que você não queira) e por último foi adicionado há menos de 2 semanas. Confirme auto-atualização (live updating).

Opção 2: Crie uma nova “Lista Inteligente” (smart list) com os seguintes critérios: Classificação de 4 a 5 estrelas, Não foi tocado há um dia, é do gênero que deseja. Limite o número de músicas entre 100 e 200 selecionando por adicionado à biblioteca mais recentemente. Clique em auto-atualização.

Lista com as Favoritas escolhidas ao acaso.

Crie uma nova “Lista Inteligente” (smart list) com os seguintes critérios:
Classificação entre 4 e 5 estrelas, Não foi tocada nos últimos 3 dias, gênero diferente de algo que não goste muito. Limite a lista por duração da lista em 8 horas, selecionadas randomicamente.

Lista com Top 25.

Crie uma nova “Lista Inteligente” (smart list) com os seguintes critérios:
Classificação de 5 estrelas, e limite do total de m;usicas em 25 selecionadas por menos tocadas recentemente. Coloque auto-atualização.

Lista com músicas que você quer ouvir mais.

Esta é para você encontrar músicas que nunca escutou e que você pode acabar gostando.

Crie uma nova “Lista Normal” (playlist) e coloque nesta lista as músicas que você pretende ouvir mais. Chame esta lista de “Candidatas”
Crie uma nova “Lista Inteligente” (smart list) com os seguintes critérios:
Lista é a “Candidatas”, e não foi tocada há 1 dia. Coloque auto-atualização.

  • Só não entendi o porquê de dar uma estrelça para músicas que sequer gosta…

    A meu ver, marcar com uma estrela é dar alguma consideração à música, dar algum valor.

  • Se você dá uma estrela signfica que avaliou a música e não gostou, senão imagine que você tem todo seu acervo de músicas que ainda não deu nenhuma estrela levaria a pensar que não gosta de nada.