95 281087604 73Ce4E0Efe-1
(Rio de Janeiro. Foto tirada com uma Canon S50, exposição de 10 segundos, f5.6 – sem tripé)

 Blog Wp-Content Digital-Camera-Modes

Para os fotografos amadores, que sempre olham para a sua câmera novíssima e ficam se perguntando, o que é esse Av, Tv, P? Audio-video, Televisão??? Nãaooooooo.

Vamos tentar explicar direitinho de uma maneira simples.

Uma câmera fotografica tem duas propriedades básicas, aliais 3 com a sensibilidade do filme, mas vamos falar de duas aqui:

1. Velocidade de Abertura.(A) É a velocidade do click da máquina, ou seja, a duração que ela abre e fecha a porta para a luz atingir o filme. A velocidade é medida em segundos e mais geralmente em fração de segundos (…1/30, 1/60 , 1/120 , 1/250, etc.. são velocidades possíveis). Se a velocidade for baixa e você tirar a foto de alguém se mexendo, a foto ficará “embassada”. A velocidade mínima para tirar uma foto de um objeto relativamente parado é 1/30 segundos.

2. Tamanho do diafragma. (F) Quando a máquina abre e fecha, o tamanho da janela que a luz passa é ajustável. Quanto maior a janela, mais luz passa mas você perde o foco das coisas que estão atrás, ou a frente do objeto que está fotografando. Para porta-retratos é um excelente recurso tirar fotos com abertura máxima, em contrapartida para fotos de paisagens é melhor usar tamanhos menores porque se tem foco em todas as distâncias. Os tamanhos geralmente vão de f/1.4 (maior abertura) até f/22 (menor abertura).

Os modos que são vistos na câmera, se não estamos no automático, temos as seguintes opções:

 Blog Wp-Content Dof

1. Av. Prioridade da Abertura do Diafragma.
Neste modo você escolhe a abertura que deseja para o diafragma e a câmera escolhe a velocidade de acordo com a luz.
Método mais utilizado para tirar fotos em close, porta-retratos, etc..

 Blog Wp-Content 1:2000-1

2. Tv. Prioridade da Velocidade do Diafragma. Neste modo você escolhe a velocidade que deseja de abertura e a câmera escolhe automaticamente a abertura do diafragma. Este modo é mais utilizado quando a velocidade é importante, exemplo, tirar fotos de objetos rápidos como esportes.

O melhor jeito de aprender como usar cada um dos métodos é simplesmente tirando fotos e experimentando. Para longas exposições (menores que 1/20) utilize um tripé ou algo para apoiar a câmera.
[tags]fotografia[/tags] [tags]dicas[/tags]