Lula lélé e o Notebook de 100 dolares

By | novembro 26, 2006

 Olpc Files Nigeria-E-Book

Hoje vi a foto do presidente apedeuta com um laptop de $100, o qual pretende gastar milhões para comprar e colocar nas escolas pelo Brasil. Fico pensando comigo mesmo, um laptop de $100 dólares, será que vale?

Fui investigar na internet, o site One Laptop Per Child que tem cara de website de $1 dólar. No site tem a descrição to tal notebook e algumas fotos.

Na primeira impressão, o que pensamos é que fazendo isso, o presidente apedeuta toma uma atitude exemplar, se quase todas as pessoas da classe média não tem um laptop, doar às crianças pobres parece ser um tanto quanto dizer a nação o quanto somos ricos e bonzinhos.

Vamos aos fatos:

A tal maquininha é baseada em Linux, monitor em cores, um tal de “trasnmissive DVD mode”, que não sei o que é mas se não é um DVD normal, o que será? Processador de 500MHz, 128MB DRAM e 500MB de memória flash (as mesmas utilizadas em máquinas digitais). Não terá HD, mas quatro portas USB. A máquina funcionará em rede peer-2-peer e ainda estudam como liga-la na internet. É um computador da Barbie, no máximo!

 Olpc Files Blue-Front

No Brasil o imposto de importação de eletrônicos chega a 60%, sendo que não há fábricas nacionais que ganham com isso pois não se fabrica computadores no Brasil, apenas monta-se. As fábricas ainda gastam mais com esse imposto já que ela mesma tem que adquirir computadores para seu funcionamento. Porque não baixar essas tarifas? Vamos ver como funciona nos EUA?

Já econtra-se nos EUA, notebooks por menos de $500 dólares. No site da Bestbuy, em 30 segundos, eu encontrei um da Compaq por $479,99 com a seguinte configuração:

 Bestbuy Us Images Products 8032 8032498 Ra


With Intel® Graphics Media Accelerator 950, high-speed wireless LAN and 2 USB 2.0 connections, this notebook will handle your computing needs with on-the-go portability.

* Intel® Celeron® M processor 420 with 533MHz frontside bus, 1MB L2 cache and 1.6GHz processor speed
* 512MB DDR2 memory for multitasking power, expandable to 2GB
* DVD-ROM/CD-RW combo drive

Tudo bem né, 4x mais caro, mas é um computador que serve para aprender alguma coisa real, para o mundo real da informática e do mercado de trabalho. E se 4 pessoas utilizassem o mesmo computador, já seria lucro.

Agora imaginem esse computador a manivela do Lula lélé, as crianças não tem escola no Brasil, se tem, não tem como ir, não tem professores, que quando tem professores, estes são pagos com esmola do governo. Não há uma política séria de educação. Não há nada em relação à educação. Do básico às universidades federais, tudo caindo aos pedaços.

Eu me pergunto: Onde entrariam estas máquinas de brinquedo?

É uma pergunta séria a ser feita. Os menos informados pensam, poxa o presidente é tão bonzinho, que país chique o nosso que dá laptops às crianças. É chique mesmo, só faltam as Barbies pra usar estes brinquedos.

Vamos rir dessa pra não chorar…

8 thoughts on “Lula lélé e o Notebook de 100 dolares

  1. Pingback: Global Voices Online » Blog Archive » The Laptop “To Conquer Them All” Arrives in Brazil

  2. Jabuticabo

    … Fzrzzzazzzzc ….

    Então o negócio é importar micros 5 X mais caros? Deixar só quem pode pagar por eles tê-los?

    Você também é contra o projeto do livro escolar, que tem bem uns 20 e poucos anos? Qual a diferença?

    Ah, 4f9f1

    Reply
  3. gus.leig Post author

    Não, o negócio seria investir em educação fundamental, boas escolas e professores bem treinados. Ainda não chegamos nem perto disso, não temos nem quadro-negro. Esse é o meu ponto.

    Reply
  4. Pingback: Gus SOS Brasil » | » Notebook OLPC de 100 dolares do Negroponte custa hoje quase 400

  5. Nanda

    Existe uma página na Internet chamada MERCADO DIRETO (http://www.mercadodireto.com) que envia qualquer produto comprado nos Estados Unidos diretamente para o Brasil. O procedimento é muito simples. Primeiro a pessoa investiga qual o preço mais baixo do produto escolhido, depois coloca as informações no site do Mercado Direto. Mercado Direto compra seu produto e o envia numa embalagem com Código de Rastreamento do mesmo. O valor do produto adquirido mais o custo do envio da mercadoria e imposto da alfandega poderá ser parcelado até 3 vezes sem juros.

    Reply
  6. www.asuasolucao.com/bingadsexpress

    Infelizmente os governantes acham mesmo que vão melhorar o ensino fornecendo notebooks para os seus alunos, o que os alunos precisam é de infraestrutura de qualidade com professores gabaritados e escolas em perfeitas condições de uso.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *