Firefox-Logo

Primeiramente para dizer o que quero dizer com hacks? São opções do programa que não são configuráveis pelo usuário comum ou até mais avançados, sem ajuda externa de um manual ou indicação.
Mal foi lançado o Firefox 2.0 e já existem vários sites mostrando alterações bem úteis que podem melhorar a usabilidade do navegador. O Firefox é um navegador assim como o Internet Explorer, só que bem melhor, no meu ponto de vista e da comunidade dos desenvolvedores. É mais seguro e tem menos problemas.

Podemos dizer que são escondidas então, talvez, mas é facil de encontrar…hehehe. Vamos lá:

Firefox-Hack

Esta é a tela do firefox depois de se digitar about:config na caixa de endereços.

Recuperar sessão

Fx 2.0 somente: No dia-a-dia que você usa o navegador para escrever emails e até blogar, as vezes acontece de você fechar a aba sem querer e perder tudo que escreveu. Para impedir isso, no Firefox 2, altere browser.startup.page key para 3 para restaurar sua sessão – toda vez que abrir o navegador ou clicar em “desfazer”.

Atualização: Não é necessário o hack! Para fazer isso no menu de ferramentas -opções, clique em”mostrar minhas janelas e abas da última sessão”

Botões de fechamento das abas

Fx 2.0 somente: Cada aba no Firefox 2.0 tem um botão para fechar. Alguns amam outros odeiam. Se você odeia, basta alterar a opção igual ao Firefox 1.5 na chave browser.tabs.closeButtons altere para 3.

  • Chave: browser.tabs.closeButtons
  • Novo valor: 3 (igual ao Firefox 1.5 )
  • Modo alternativo: 2 (não mostra nenhum botão de fechar abas)
  • Default: 1 (mostra botão de fechar em cada aba)

Armazenar somente o que você clica

Fx .6 and up: O Firefox tem um comportamento estranho de armazenar os links que ele acha que você vai clicar. Desta maneira gasta rede e sua CPU e armazena histórico de páginas que você nunca viu. Para alterar este comportamento, altere network.prefetch-next para false.

Limitar o uso de memória RAM

Todas versões: Ahh, essa eu gostei. Já olhou no gerenciador de tarefas quanta memória o sr. Firefox come? Geralmente é o processo que está aberto com mais memória. Ele tem um apetite…Altere browser.cache.disk.capacity para o valor total de sua memória RAM.

Para tamanhos de RAM entre 512BM e 1GB, coloque 15000. Para RAM entre 128MB e 512M, tente 5000.