Images Photo Feeding-1

Todo dia tem um lançamento de algum aparelho eletrônico novo, enfim de coisas novas no mercado. Pode ser hardware ou software. O que me deixa de saco cheio é saber que a maioria dos consumidores bem informados, pensa melhor o que aparentemente nenhum engenheiro bem pago pensa sobre estes aparelhos. E embora tenhamos uma opinião crítica mais que razoável, ainda aplaudimos de pé os lançamentos, muitas vezes mais comentados do que deveriam, muitas vezes mais aclamados do que realmente são.

Vejam o que o lançamento de mais um telefone celular, o iPhone, pode causar uma frenesi dos apressados consumidores que dizem amém a tudo que a Apple lança. Tenho que admitir que sou um admirador da Apple, tenho um MacBook e geralmente gosto dos produtos. Como diz um amigo meu, a Apple faz uma coisa normal se tornar atraente por ser bonitinho. O iPod é um fenômeno de vendas sem ninguém se perguntar porque é um produto que dura no máximo 2 anos por causa de sua bateria interna não-removível. Eles são bons de marketing e tem sacadas excelentes, sem dúvida nenhuma.

O que todos aparelhos lançados no mercado atualmente têm em comum?

Digo isso com toda a certeza da minha alma: Todos aparelhos têm em comum o fato de faltarem alguma coisa que você precisa neles. Talvez por serem criados por humanos imperfeitos, as criaturas são imperfeitas. Mas como qualquer mortal pode chegar e dizer – Ah, mas o iPhone não tem 3G? – Ah, mas esse Mp3 Player não grava voz – Ah, mas essa câmera digital não tem estabilizador de imagem…

Pois é. Talvez seja tudo uma jogada comercial destas empresas, que sempre fazem o telefone faltar um acessório ou uma função para que tenhamos que comprar mais coisas. Seria ético por parte delas? Não sei, afinal o mundo é livre para que pessoas inventem o que quiserem e outras comprem o que quiserem. Mas não somos animais que dependem disso, até podemos viver sem toda essas bugigangas, será? Estamos naquele ciclo que o que temos é o que eles dão, e por aí vamos.

Mas que me dá raiva dá, e custa muito caro aos meus bolsos.

[tags]comentarios[/tags] [tags]iphone[/tags]