42404565 Olpc203300

Com países como Argentina, Brasil, Nigéria e Thailândia dando uma forcinha, Negroponte avisa que produção dos OLPC acelera até Julho e já em fevereiro, crianças terão acesso para teste. As crianças por não ter previa experiência com computadores serão o alvo deste projeto, desta maneira esperam que elas assimilem melhor um computador tão revolucionário.

O computador, apelidado de XO, roda uma versão enxuta do Linux, num processador de 366 megahertz da Advanced Micro Devices Inc. e não tem HD. Ao invés do HD, tem 512 Mb de memória flash e ainda porta USB 2.0 onde mais dispositivos podem ser adicionados.

O Objetivo deste projeto, que se destina a levar o computador à pessoas que nunca tiveram acesso a tecnologia, e ainda mais, desobrigar o ensino de aplicativos pagos como o Microsoft Office.

Os fabricantes insistem que o XO não é um mero brinquedo e dizem que vários programas podem ser executados nele, incluindo um navegador web, processador de textos e um leitor de RSS. Ainda terá uma camera embutida e um visor em cores que fica monocromático quando levado à luz do sol para que tenha mais contraste.

Negroponte diz, “Eu tenho que rir quando pessoas referem-se ao XO como sendo fraco ou uma máquina aleijada, e que as crianças deveriam ter acesso à um computador real. Confiem em mim, eu mesmo deixarei o meu computador de lado para usaro XO muito em breve.”
Ah, essa eu quero ver. Quer apostar um dólar?

Leia mais.

[tags]olpc[/tags] [tags]comentarios[/tags] [tags]noticias[/tags]