Zdjecia Sonyericsson K750I

Hoje recebi um email com uma questão que muitos donos de Mac e do celular Sony Ericsson k750/k790 devem ter problemas. Acessar internet através do GPRS do celular. Afinal, geralmente no Mac as coisas são mais fáceis que no Windows. Acho que o complicador aqui é o telefone, k750, que é maravilhoso, mas não tão fácil de configurar.

Primeiramente quero agradecer ao Wolfgang por levantar a questão. Reescrevo aqui o email que enviei à ele.

Wolfgang,

valeu por ter gostado do blog, fico realmente contente que estou contribuindo em alguma coisa compartilhando minhas experiências. Quanto à sua questão:
Quando e fiz o acesso à internet via GPRS com meu k750i tive que usar basicamente duas dicas:

1 – Baixar o script do modem bluetooth gprs para SonyEricsson; Instalar é tranquilo. Basta colocar na pasta Library:Modem Scripts. Talvez você nem precise usa-los mas é bom ter em caso de precisar.
2 – Configure uma nova localidade na sua parte de rede. O que precisa alterar nesta configuração é a parte de PPP e depois a parte do Bluetooth modem ( no meu caso usei a conexão via bluetooth).

Picture 4

3 – Na parte PPP entre tim.br como nome do provedor, tim para conta e senha tim também. O número a ser discado no dial up tem que ter o identificador do profile de internet que vai ser usado no celular. explicado melhor, no nokia eu sempre uso *99***1# , o numero 1 é que identifica qual perfil de internet dentro do celular. no SE, o “um” pegaria o primeiro perfil de internet. É o tal CID, ou “connection ID”, que diz qual conexao a ser usada, senao ele poderia pegar o perfil de mms ou wap… O que importa é a sequência dos perfis que está gravado dentro do celular.

Picture 5

nesta foto aparece nokia infrared mas escolha o seu modem apropriado.

4-Na parte de Modem Bluetooth, teste com Ericsson Infrared. Se não der, teste com os scripts que você baixou. Nesta parte é assim mesmo, vai ter que tentar algumas configurações. Lembre-se que cada script é para um CID. Você deve saber o CID, olhando no seu celular.

Depois de alumas tentativas a conexão foi moleza. Você deve saber que está no caminho certo quando, olhando o telefone, ver que o globinho de conexão apareceu.
Sei que não foi tão fácil configurar o Sony Ericsson. É mais confuso pois o telefone tem tantas opções. Estou usando um Nokia N80 mas tenho saudades do meu k750.

boa sorte.

Gus

[tags]celular[/tags] [tags]sonyericsson[/tags] [tags]k790i[/tags] [tags]gprs[/tags] [tags]macintosh[/tags]