Wp-Content Uploads 2006 12 Google-Tip

Até mês passado, o Google estava fazendo um tipo de auto promoção que gerou muitos comentários na rede. O que acontecia é que quando alguém pesquisava por exemplo, por “calendario” no Google, logo se via um anúncio do Google Calendar. Quando se pesquisava por “compartilhar fotos”, logo se via um anúncio do Picasa, e por ai ia com outros produtos “Google”

Este tipo de auto-promoção foi interrompido após ver que muitas mas muitas pessoas acabaram por criticar a empresa Google por se dizer tão fiel à princípios e agora provar um pouco do veneno. Este ato gerou críticas até do criador do Firefox, Blake Ross, que em seu blog diz: “Os sites Yahoo e Ask já fazem isso, mas eles não criaram seus negócios baseados na promessa de serem confiáveis de uma maneira não convencional“.

O Google é o site de busca mais utilizado da internet e fazer este tipo de promoção, além de não ser condizente com os princípios da empresa, não faz bem aos usuários pois os serviços que ele promove não são necessáriamente os melhores na sua categoria.

O uso destas propagandas é ainda mais injusto porque o “Google pode escrever assim “O Picasa é melhor que Kodak”, mas a Kodak não pode colocar um anúncio no Google dizendo o contrário”. Diz Blake Ross em seu blog.

 Wp-Content Uploads 2006 12 Search

Após toda essa onda de protestos na internet, para o bem da democracia, o Google parou agora em janeiro de 2007 de colocar estes anúncios.

[tags]google[/tags] [tags]noticias[/tags] [tags]comentarios[/tags]