Continuando este assunto chato mas necessário, falo agora do Mac. Eu acho mais fácil gerenciar o espaço no Mac. Porque?
1. Desinstalar programas no Mac é ridiculamente fácil. Basta arrastar pra lixeira! Embora alguns programas ainda deixem pequenos rastros o que você pode fazer é usar o AppDelete (grátis), uma lixeira alternativa mais eficiente.
2. Uso programas grátis como o Onyx para gerenciar e otimizar o espaço. Incrivelmente libera muito espaço no meu Mac.
3. Posso fazer um clone do meu HD com o Carbon Copy Cloner para um disco externo. Depois dar boot pelo disco externo e otimizar o HD do meu Mac como desfragmentação completa.
4. O Mac tem o sistema de arquivos com “Journaling” menos propício a problemas em caso de corte de energia. A Apple diz que com este sistema não é necessário desfragmentar, mas você precisa seguir a risca a regra dos 10% livre no seu HD, no mínimo!
5. Fazendo o boot com um drive externo, eu uso o iDefrag para desfragmentar o disco. Custa 17 euros mas vale cada centavo. O iDefrag só faz desfragmentação total se o disco não for o de boot.
Lembre-se de deixar 10% do seu HD desocupados. Isso serve para que os arquivos não sejam fragmentados.
[tags]idefrag[/tags] [tags]clone[/tags] [tags]defrag[/tags] [tags]onyx[/tags]











Mas pra dar o Boot pelo HD externo precisaria ser um HD com Firewire né? USB não dá certo?
E o iDefrag não rodaria caso eu desse o boot pelo HD do meu Mac mesmo?
Eu uso o MainMenu para limpar o MacOS.
O Onyx tem mta gente q reclama .. no começo fiquei com medo dele …
Sim, precisa do HD firewire. Se você tiver a oportunidade de comprar um é uma mão na roda. Fiquei surpreso com a facilidade do boot pelo hd externo.
O iDefrag só consegue desfragmentação total se o HD em questão não for o do boot.:(
Ele tem uma opção pra fazer on-line mas a desfragmentação é parcial.
Eu uso o Onyx direto, tenho um MacBook com OSX e funciona perfeitamente limpando sempre até 1 GB ou mais de lixo de arquivos temporários. Não vejo porque ter medo afinal eu já usei centenas de vezes…:)
Boa dica do MainMenu, vou instalar e experimentar!
Valeu!
abraços.
Gus.
[...] troquei o HD no meu MacBook, de um 80GB não satisfeito para um humilde 250GB e depois com o Carbon Copy Cloner passei meus dados e programas para o novo HD. O problema é que ao formatar este HD eu não especifiquei o tipo de partição (como eu ia saber [...]
[...] uso o Carbon Copy Cloner para criar uma imagem exata que pode ser inicializado via boot e também o Mozy que faz backup [...]
Amigos,
Comprei aquele macbook air.. mas não comprei o drive de CD externo usb.
Estou querendo instalar o Windows XP através do Boot Camp, mas ele só pede unidade de CD. Existe alguma outra forma de instalar o XP sem CD no macbook air? ou fazer com que o bootcamp reconheça um pen drive ou um hd externo??
Se alguém puder me ajudar.. segue meu msn: valle.comex@uol.com.br