Dell Ubuntu
A Dell está vendendo computadores desktop (não portáteis) com o sistema operacional Linux Ubuntu 7.04. O Ubuntu é considerado um dos melhores unix para Pc. É um projeto com código fonte aberto para desenvolvedores e assim sendo não cobra-se licença por ele. “É patrocinado pela Canonical Ltd (dirigida por Mark Shuttleworth) e o seu nome deriva do conceito sul africano Ubuntu (pronuncia-se /ùbúntú/ – u-BÚN-tu; IPA: /uˈbuntu/) — diretamente traduzido como “humanidade para com os outros””(Wikipédia).

O Ubuntu 7.04 é a última versão, sua instalação é relativamente simples e tem amplo suporte a drivers. Geralmente o problema mais reclamado é exatamente o suporte aos drivers de impressora, placa de vídeo e outros periféricos. O Ubuntu não tem esse problema, ou ele é menor se comparado com outros Linuxs.

Agora, o fato da Dell colocar o Ubuntu nos seus desktops significa três coisas para o mercado de TI:

1. O preço do desktop fica mais baixo pois o sistema operacional não envolve custos.
2. Uma das maiores fabricantes de Pc dá suporte ao Linux desenvolvendo drivers e oferecendo mais conforto aos desenvolvedores para investirem nesta plataforma.
3. O Linux passa a um novo nível para concorrer com o Windows. Embora esteja no chinelo em termos de vendas, o Ubuntu dá a sua cara pra valer no mercado, antes no submundo da computação. (algumas pessoas podem ficar bravas comigo por dizer isso, mas é verdade, em termos de mercado).

Para se ter idéia dos preços, um Dell Dimension E520n com Intel Core 2 Duo E4300, 1GB de RAM, 256MB Nvidia GeForce 7300LE TurboCache graphics, 250GB HD, e tela de 17-polegadas flat panel custa apenas $599 dólares.

Uma máquina equivalente Windows mas com uma placa de vídeo inferior custa em média $649 dólares.

Quem sabe um dia ainda veremos o Office rodando num Ubuntu? Até lá temos que usar o OpenOffice mesmo.

Para ter um guia de introdução ao Ubuntu, acesse o link Ubuntu no Wikipédia, lá mostra os principais aplicativos, o que faz e o que não faz e assim você pode decidir se vale a pena arriscar.

Links:

Ubuntu Brasil
Ubuntu Oficial
Ubuntu Dell