Comentários

OLPC gera ainda mais polêmica, vejam só no artigo da CBS traduzido

 Images 2007 05 20 Image2829724G
O assunto sobre o projeto OLPC (One Laptop Per Child – “um laptop por criança”), que o Lula veio à publico dizer que iria dar um notebook pra cada criança, veio à tona essa semana novamente para causar polêmica.

Numa entrevista para a CBS News com o criador, o professor do MIT Nicholas Negroponte, disse não estar contente com o andamento do projeto. Isso porque a Intel veio para criar o Classmate, um pc mais real do que o computador de Barbie do Negroponte, e agora lhe faz concorrência. Negroponte afirma que a Intel está no projeto pelo dinheiro e não aceita sua criação, que ainda não saiu realmente do protótipo, ser chamado de computador de brinquedo.

Eu já disse aqui o que penso do OLPC do Negroponte. É aquela velha história bonita pra boi dormir, afinal quem seria contra dar um computador pra todo mundo?? Eu também quero um!! Contudo, vá olhar a tal maquininha pra ver se aquilo tem uso real. E Negroponte vai mais longe ao dizer que tais máquinas substituiriam as escolas. Isso porque ele fez um piloto na ?frica onde colocou tais aparelhos num lugar no meio de uma vila que não tinha luz, água e esgoto. O computador atraía as pessoas para a escola. Lógico, você imagina que num lugar que não tem nem energia elétrica e de repente aparece um lugar que tem computador com acesso à internet. Todo mundo vai pra lá. Daí dizer que isso substitui professores e escolas existe uma distância enorme, no meu ponto de vista.

A entrevista é interessante, o entrevistador faz perguntas pertinentes, afinal qual o risco da concorrência. Se o tal laptop é bom, que venha a concorrência, não? Mas não é o que pensa Negroponte. Ele quer ser pai solteiro e isso torna, ao meu ver, o projeto menos ainda interessante pro lado dele. Quando a pessoa quer ser maior que a criação eu já desconfio.

O artigo é em inglês mas dá pra traduzir o artigo com o Google.

Artigo da CBS sobre OLPC traduzido.

Comments
To Top