Infelizmente HD não é como coração de mãe. O espaço vai acabando, você tira mais alguma coisa, o espaço continua acabando. O HD do meu MacBook tem 80GB de espaço e mais ou menos 8GB livres, o que corresponde a 10%. O recomendável é 15% de espaço livre para evitar fragmentação dos arquivos.
Para liberar espaço no seu HD, se você não tiver sido um cara cuidadoso, pode ser muito fácil. Isso porque qualquer sistema operacional utiliza de espaço temporário que na maioria das vezes vira permanente. Existem vários programas grátis que limpam seu HD, e outros métodos aplicáveis caso a caso como veremos a seguir.

1. Liberar o espaço para quem não usa hibernação do computador. Para quem se perdeu nessa frase, hibernação é por seu computador pra dormir, útil nos portáteis. Se você não usa isso e quer liberar uns 500Mb, basta ir no seu desktop, clicar com o botão direito nele e “propriedades”. Vá na parte de proteção de tela (screen saver) e clique no botão de energia. Ao abrir uma janela desmarque a opção “hibernar”. (veja a figura abaixo).

Hibernate Power Setting

2. Usar programas grátis para mapear o espaço do seu HD e você poder visualizar arquivos esquecidos por você que possa apagar. Isso é bastante útil para identificar os “vilões” do espaço em disco. Use o programa grátis WinDirStat para fazer isso. Não se preocupe pois ele é grátis.

Windirstat

O WinDirStat monta um mapa da utilização do espaço do seu HD por cores. Cada cor é um tipo de arquivo e cada bloco é um arquivo. Ao clicar no bloco aparece o nome dele e seu tamanho.

3. Utilizar programas para limpar o espaço usado “temporariamente” pelo Windows e nunca mais liberado. Use o CCleaner ou o CleanUp!. Ambos fazem seu trabalho sujo com perfeição. Eu usei o CCleaner e funcionou muito bem.

Ccleaner
CCleaner
Cleanup!
CleanUP!

Baixe o WinDirStat
Baixe o CCleaner
Baixe o CleanUP!