Essa semana tive uma batalha contra uma impressora. Pois é, fui mudar minha impressora do Pc antigo para um novo Dell com Windows Vista aqui no escritório e queria compartilha-la para usar no meu Mac com OSX.

A impressora é antiga, uma Xerox 4517 laser que achei os drivers para Mac no site da Xerox, depois de vasculhar a internet ainda encontrei um site interessante sobre o projeto Gutenprint and Gimp-Print para drivers de impressoras para Mac. Na maioria das vezes o Mac deixa você instalar um driver genérico automaticamente, depois que conseguir encontrar a impressora na rede, mas é sempre bom ter os drivers corretos. Eu com o driver da minha Xerox consigo agora imprimir frente e verso pois ela possui esse recurso que só era oferecido com os drivers originais.

Para compartilhar a impressora do Windows Vista no Mac foi um outro problema além dos drivers. O Windows Vista por default não vem com o serviço de impressão LPD instalado. Esse é o causador de todo o problema, e é fácil resolver, basta:

– No Windows Vista, acessar o painel de controle – Programas e Recursos – Ativar ou desativar recursos do Windows.

Serviço Impressao Lpd

– Procure a opção Serviço de Impressão LPD , que fica dentro de Serviços de Impressão e marque esta opção.

No Mac, para instalar a impressora, siga os passos:

– Abra Preferências do Sistema – Impressão e Fax – Adicionar impressora (+)
– Quando abrir a janela do Navegador de Impressora, veja o botão em baixo “Mais Impressoras”, pressione a tecla Option e depois clique neste botão mantendo o option pressionado.
– Uma nova janela será aberta

Lpd Printer

– Um ítem “Avançado” vai aparecer na caixa de seleção superior.
– No ítem “Device URI:”, coloque lpd://(nome ou ip da máquina windows) / (nome impressora)
– Entre com um nome para a impressora.
– Clique no botão “Adicionar”

Essa dica funciona para Windows XP (os ítens do lado do Mac, pois o serviço LPD já vem instalado no XP) também.