bitlord logo

De volta ao meu Pc que revivi esta semana, ontem instalei dois programas clientes Torrent para ver qual o melhor. Baixei o uTorrent e o BitLord 2.0 que são excelentes. Sempre usei o BitLord que para mim era o mais rápido de todos que já tinha testado, mas esta versão 2.0 está demais. Deixei os dois baixando a noite e pela manhã tiveram mais o menos o mesmo desempenho.

 Screenshots Utorrent4
(uTorrent)

Eu achei que o BitLord mantém mais a taxa de download mas isso depende de tantos fatores, como do torrent ou de quem você está conectado naquele momento.

Muitas pessoas têm dúvidas se a sua conexão está boa ou se instalou direito um cliente torrent. Acho que quem não conhece muito acha que depois de colocar pra baixar o negócio sai baixando em altas taxas mas não é bem assim. As vezes demora pra começar. Resolvi montar um checklist para verificar a conexão, o que é essencial. Vamos lá:

1) Se você tem o Windows XP SP2 (Service Pack 2), a Microsoft bloqueou o número máximo de conexões TCP em 10. Isso é muito pouco porque significa que você só pode conectar em poucos endereços IPs. Para consertar isso existe um patch. Coloque o número entre 50 e 100 que está ótimo.

2) Desligue o Firewall do Windows SP2. É horrível mesmo e só server pra causar problemas. Se está testando sua conexão é bom ver se este firewall não está atrapalhando. Depois você pode ligar de novo, só não esqueça de abrir as portas TCP e UDP com os valores que seu cliente torrent está utilizando.

3) Limite sua velocidade de upload aproximadamente em 80% da velocidade máxima de upload. Se você não sabe qual é a velocidade máxima de upload veja aqui. Existem vários sites que fazem isso.

4) Mude a porta padrão do seu cliente torrent. Geralmente é na numeração de 6881-6999. Talvez passando para outra numeração dê uma enganada no seu provedor que está boicotando sua conexão torrent.

5) Cheque os valores de “seeds” e “peers”. O que é isso??? Peer é um outro computador na internet que você conecta e transfere dados. Geralmente um peer não contém um arquivo todo e sim uma parte. Já um seed é um computador que tem o arquivo completo que você quer. Cada arquivo torrent depois que começar a baixar vai mostrar um valor para a taxa de seed/peer. Quanto mais seed’s comparando com peers será melhor. Por exemplo um valor 10/10 é melhor do que 10/100.

6) Mapeie a porta do seu cliente torrent através do seu roteador, Se você possui um roteador. Deve abrir a porta com o número que está configurado no cliente torrent. No BitLord, veja isso em “Opções – Preferences” – Porta TCP e Porta UDP. Teste se sua porta está abert neste endereço.

Acho que é isso. Ainda não me decidi pelo BitLord ou uTorrent. Gosto do jeito que o uTorrent grava os arquivos no HD enquanto o BitLord grava no estilo edonkey. Ambos tem acesso remoto, ou seja você pode controla-los a distância. O BitLord mostrou-se mais rápido e mais esperto. O uTorrent tem um guia para verificar a conexão. Ainda estou analisando, vamos ver…

Baixe o BitLord
Baixe o uTorrent