Photos Uncategorized Windows Logo

Ontem fui tentar resolver o problema do meu velho Pc que não iniciava mais. Não usava ele há mais de 3 meses e estava encostado debaixo da mesa. Como quero instalar o Windows Vista, resolvi reviver o pc.

Mexi nas memórias tirando uma a uma até o computador iniciar e achei que estava tudo bem até tentar acesso a rede. Logo vi que ou a placa de rede estava ruim ou tinha algum arquivo corrompido na instalação do Windows Xp.

Quando eu tentei dar o comando ipconfig vi a seguinte mensagem:

“An internal error occurred. The request is not supported”

“unable to query host name”

Algo estava muito errado. Tentei por diversas vezes reinstalar a placa de rede, já que era onboard (na placa mãe), não dava pra tirar o hardware e através do Gerenciador de dispositivos o Windows não deixava desinstalar. Coloquei um plugue USB de rede Wireless que eu tenho para conectar ao meu roteador Wireless e ver se o problema era com a placa de rede, mas deu o mesmo erro ao tentar o ipconfig. Também o ipconfig /renew não funcionava.

Nestes casos a última alternativa é reinstalar o Windows XP todo, mas eu tentei só reparar o sistema porque ter que instalar os programas todos novamente é uma dureza, e eu ainda queria era colocar o Pc funcionando pra instalar o Windows Vista com dual boot.


Como fazer para reparar a instalação do Windows XP:

1) Dê um boot com o CD do Windows XP. Talvez você tenha que ir na BIOS do seu PC para deixar o CD como prioridade ao invés do HD.

2) A instalação do Windows começa e você tem 3 opções. Selecione a primeira “Instalar Windows XP agora”.

3) O Windows vai pedir pra você aceitar a licença e começa a procurar por instalações existentes no seu HD. No fim desta pesquisa ele apresenta a instalação que você já tem no seu pc e quer reparar.

4) Pressione R para inicar o reparo. Se o Windows não mostrar esta opção pra você é porque não dá pra reparar e você tem que reinstalar tudo de novo. Se você continuar no caso de não ser possível reparar, a sua instalação do Windows será destruída.

5) O Windows começa a copiar os arquivos necessários. Quando der boot novamente não aperte nenhuma tecla para iniciar pelo CD.

6) Depois que terminar, baixe as atualizações do Windows.

No meu caso depois da opção 5, o Windows reiniciou e travou na tela de inicialização. Mas foi só dar um boot novamente e tudo voltou ao normal.

Outro problema foi que devido ao fato que eu tinha o IIS (servidor Web) instalado, a instalação do Windows pediu várias DLLs, começando por staxmem.dl_ , que dizia não ter na instalação padrão. Cliquei na opção de cancelar mas continuar a instalação mesmo assim. Depois disso aconteceu a mesma coisa por diversas vezes para várias DLLs.

Continuei a instalação e no fim deu tudo certo e minha rede voltou a funcionar.

Outras dicas de Windows XP

Guia Microsoft para recuperar Winsock corrompido

How to perform a Windows XP repair install