modea real

Não quero pagar juros pra banqueiro nunca mais, por isso resolvi organizar minha vida financeira de uma vez por todas. Para isso, andei pesquisando programas e sites grátis destinados a controle financeiro. Como de costume não quero pagar por nada e existe coisa boa por ai com custo zero.

Os sites que avaliei: Expensr, Wesabe e Buxfer. O único programa sério que encontrei grátis para controle financeiro foi o GNUCash que ainda roda no Mac, Windows e Linux.

Todos os sites tem funções um tanto quanto limitadas, não da pra fazer algo sério em relação a controle financeiro, mas da pra ajudar a se organizar com certeza. Todos os sites infelizmente são em inglês.

Expensr-1

Expensr www.expensr.com

O Expenser, é um site com controles fáceis de usar, mas sem funções avançadas. Existem categorias para despesas e ganhos. Não da por exemplo para pagar um ítem com duas fontes de ganhos. Não dá também para agendar pagamentos programados.

 Images Wesabe

Wesabe www.wesabe.com

O Wesabe talvez seja o mais avançado, porém suas funções avançadas só funcionam nos Estados Unidos ou talvez UK. Não consegui cadastrar um cartão de crédito pois pedia a minha fatura do cartão para importação num formato que meu banco não fornece. E parei por aí. Mas muita gente por lá esta usando. Talvez eu não tenha sido muito esperto ou então não funciona pra brasileiro mesmo.

 Media Logo-Shashank

Buxfer www.buxfer.com

Foi dos três o melhor. Com tags no estilo Web2.0 dá pra categorizar tudo. Dá pra agendar pagamentos repetidos e futuros. Você pode cadastrar pessoas a quem deve pagar. O problema que encontrei e até enviei um email nunca respondido (tem uma semana) para os desenvolvedores do site, é que se você usar uma tag MasterCard e restaurante par um item, depois no relatório ele compara gastos com mastercard e restaurante, sendo que o certo seria ter sub-tags para não confundir as coisas.

O GNUCash foi o programa com controle financeiro avançado grátis que encontrei. Muitas de suas funções são copiadas do Quicken, o programa de controle financeiro mais utilizado nos EUA. Ele até importa arquivos do Quicken.

gnucash

E ainda é grátis e multiplataforma. Pra Windows já tem o instalador pronto pra baixar mas para Mac foi um custo compilar ele. Deu um trabalho enorme, espaço de HD e muito tempo perdido. Se você tem um Mac prepare-se para a dor de cabeça, mas o programa vale todo esforço.

O GNUCash tem um manual bem detalhado de suas funções e você deve estuda-lo para começar a usar. Não é simples, assim como não é simples o controle financeiro. Precisa de paciência e um pouco de dedicação e disciplina.

Se você tem um Mac e quer compilar o GNUCash siga as instruções no Wiki e mais detalhadas no site captnswing. Você deve se preparar:

– Instalar as ferramentas de desenvolvimento do site da Apple
– Instalar o X11 User que vem no cd do Tiger. O da página da Apple não serve!
– Baixar o GNUCash.
– Baixar e instalar o Fink. Instale também o script que acrescenta o fink ao seu path.
– Seguir as instruções no site captnswing.
– Demora umas 3 horas, é horrível.

Se você tem Windows baixe o GNUCash 2.1.5 diretamente. Já tem o instalador pronto.