sunset sintra

Voltando de férias, andei muito pela Europa. Fui para Portugal, Espanha e França de carro, mais de 3000Km viajados e muitas fotos interessantes. Adoro tirar foto e acho que fotografia não tem segredo, as vezes olho fotos maravilhosas tiradas por pessoas ditas “leigas” no assunto. Basta encontrar algo que você queira contar uma história e a fotografia faz isso pra você.

Cinco dicas básicas de fotografia:

1) Tire a foto sem a câmera. Isso mesmo, analise o que você quer tirar a foto sem a máquina. Se você quer tirar foto de uma paisagem, dê uma olhada a sua volta por diferentes ângulos e posições. Analise a luz. De onde vem a luz e pra onde ela vai.

2) Se a sua máquina pode tirar a foto no modo RAW, você deve usa-lo. O modo RAW é o negativo da fotografia digital e com ele o arquivo da foto guarda todas as informações do momento que a fotografia foi tirada. No modo jpeg a máquina faz uma interpretação das condições do momento da foto e desta forma dificilmente isso pode ser alterado depois. Já no modo RAW você tem muito mais flexibilidade de tirar o melhor da foto através de um software como o Photoshop.

3) Não use o moto automático da sua câmera. Se sua máquina digital possui modos como Tv (prioridade do obturador) e Av (prioridade do diafragma), eles são bem melhores para obter um resultado mais profissional da sua foto. Até o modo P é melhor que o automático. Aprenda a usar sua máquina nestes modos, com certeza o manual tem uma boa explicação sobre eles.

4) Conserte a linha do horizonte das suas fotos com o Photoshop. Usando o a ferramenta de medição (measure tool – eyedropper tool), crie uma linha no horizonte da foto. Depois entre no menu Imagem > Rotate > Canvas > Arbitrary e ajuste a linha horizontal da foto.

5) Use o modo sharp do Photoshop para chegar a resultados profissionais na hora da impressão. Ferramentas como Unsharp Mask ou Smart Sharpen para aumentar o nível de contraste da foto.

Estas dicas podem melhorar e muito o resultado das suas fotos. É claro que a fotografia é um assunto complexo, uma arte que pode ter tantas vertentes e isso que mais me excita sobre esse assunto porque traduz o que cada pessoa pode ter de diferente mesmo que para o mesmo objeto fotografado.