Melhorar velocidade de baixar do bittorrent e p2p bloqueados pelo provedor

By | setembro 10, 2007

 Bittorrent

Um dia um amigo me ligou muito nervoso perguntando se eu usava o emule para baixar alguma coisa, eu disse que sim e então falou que o Virtua tinha bloqueado o tráfego p2p através de emule ou bittorrent. Eu fiquei espantado, afinal eles vendem aquela banda toda pra ainda decidir o que a gente faz com ela? Se eu quiser usar minha internet 24 horas por dia 7 dias por semana o problema é meu né?

O tal bloqueio parece que se existiu foi somente por alguns dias devido a imensa reclamação na internet. O telefone de atendimento deles deve ter tocado e muito.

Existem algumas maneiras de melhorar a velocidade do download e também optimizar o tráfego nestas redes. Não há uma maneira certa de fazer isso, depende do seu provedor e talvez nem tenha jeito mesmo. Vamos a umas dicas:

Encriptar os dados enviados pelo cliente BitTorrent.

Significa codificar os pacotes de informação para que o provedor não veja que aquele tráfego foi origiado por um cliente p2p. Vários clientes de BitTorrent oferecem encriptação tipo RC4. São eles:

Azureus

Azureus. Agora chamado de Vuze, é um popular cliente escrito em Java e multi-plataforma (funciona em todos sistemas operacionais). Para ligar a encriptação, vá no menu Tools (ferramentas). Selecione “Options” (opções) e “connection” (conexão) e “transport encryption”. Cheque a caixa “Require encrypted transport” e selecione o tipo Rc4 no menu que tem “minimum encryption”.

O Azureus ainda oferece uma opção “Allow non-encrypted outgoing connections if encrypted connection attemp fails”, que traduzindo para o português deixa serem conexões sem encriptação se a esta falhar devido ao cliente na outra ponta não estar encriptado.

µTorrent

µTorrent e també o BitTorrent para Windows. Neste cliente basta ir no painel de preferências e escolher a parte de BitTorrent. Selecione “Protocol Encryption” e escolha entre “enable” (ligado) ou “forced” (forçado). A opção “Enabled” funciona como a opção de deixar tráfego não encriptado quando o outro cliente não tiver encriptado. Vai deixar mais conexões porém não é tão eficiente para passar o bloqueio do seu provedor.

BitComet

O BitComet funciona no Windows. Para ligar a encriptação no BitComet, acesse “Opções” e “Preferences”, vá na parte “Advanced > Connection” e selecione “Protocol Encryption”. Existem opções para “auto detectar” e “always”. Como nos outros, a opção “auto detect” abrirá mais conexões mas não “esconderá” o seu tráfego.

Tente brincar ligando e desligando a encriptação e veja se isso altera a sua velocidade de download.

Outros clientes que tem encriptação incluem o KTorrent (Linux), rTorrent (Linux, Mac) e BitTornado (Windows)

Outra boa medida para melhorar o seu tráfego é trocar a porta de comunicação do BitTorrent que vem por default com número 6881 até 6999. Depois que trocar essa porta você tem que abri-la no seu roteador para que a comunicação fique bidirecional.

Alterando o jeito que o protocolo BitTorrent funciona:

O BitTorrent tem um modo de trabalhar único e por isso é também fácil de ser identificado pelos provedores. As versões mais recentes do µTorrent e Azureus incluem a opção “Lazy Bitfield” que escondem os “seeders” dos provedores. Se esta opção é ligada, o seeder BitTorrent tenta parecer que é um leecher. Na verdade é um drible no protocolo pra tentar enganar os provedores.

No Azureus veja essa opção no menu “Ferramentas – Opções”.

No µTorrent vá nos controles avançados, seção preferencias: peer.lazy_bitfield.

Outras maneiras ditas eficientes na verdade são tentativas desesperadas que não ajudam muito. Se alguém souber de uma que funcione por favor me avise.

Fonte: Wired

8 thoughts on “Melhorar velocidade de baixar do bittorrent e p2p bloqueados pelo provedor

  1. Pingback: Gus’s SOS Brasil » Blog Archive » Como criar um torrent e compartilhar arquivos na internet

  2. Pingback: Gus’s SOS Brasil » Blog Archive » Como baixar programas, filmes, jogos, seriados, enfim qualquer coisa na internet

  3. MGS DOGMA

    Eu estou usando a 3G da Claro de 1mb…e não consigo baixar nenhum torrent…oq devo fazer, alguem pode ajudar?

    Reply
  4. Gustavo Leig Post author

    Qual programa você usar? Via rede celular deve ser mais complicado, não sei se a conexão da Claro deixaria baixar torrent. talvez eles tenham bloqueado… :???: Tente encriptar a conexão com o mtorrent ou ver se a porta que esta usando está aberta.

    Reply
  5. DUZÃO

    :mrgreen: olá…li este arquivo e ñ consegui melhorar a velocidade dos meu downs por Utorrent 1.7.5, vc podia me mandar um e-mail me explicando? :?:
    Vlw :smile:

    Reply
  6. Pingback: Gus SOS Brasil » | » Programas para Baixar Torrent no Mac e Windows

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *