Tcpview Sysinternals

Muitas vezes seu computador está trocando informação com a internet e você nem sabe. Isso porque provavelmente instalou algum programa com cavalo de tróia ou até mesmo um simples software que não deveria conectar a internet e está fazendo isso sobrecarregando sua banda e enviando dados que você nem autorizou.

Uma simples inspeção nas conexões abertas pode mostrar quem está fazendo isso, e não é nada complicado, vamos lá.

O programa grátis da Sysinternals, o TCPView, mostra as conexões abertas, quem fez e qual o IP que foi acessado. Como identificar nesta lista quem deveria e quem não deveria estar pode ser mais complicado. O que você pode fazer é cruzar a lista dos programas que você instalou com a lista apresentada pelo TCPView.

Se encontrar algo estranho você pode bloquear a porta ou o programa através do Firewall ou simplesmente desinstalar o programa.

Para os que sabem entrar na linha de comando, dá pra fazer a mesma coisa com o comando netstat.

Acesse o DOS, menu INICIAR -> Executar, digite “cmd”.

Quando abrir a interface do DOS, entre com o comando:

netstat -b 5 > conexoes.txt

A tela do DOS ficará travada, deixe assim por 2 minutos e depois entre com Control+C para abortar a operação.

o resultado das conexões TCP será gravado no arquivo conexoes.txt, para abri-lo, basta digitar o nome dele e depois enter.

Netstat

Para o Mac, não encontrei nenhuma solução além do netstat mas que deixa um resultado bem mais complicado de ler no arquivo texto. Existe o programa pago Litle Snitch que monitora conexões abertas.

Se alguém souber de uma solução grátis para Mac deixe um comentário.