Hoje estava instalando um jogo grátis chamado Sauerbraten no meu Mac e depois de baixar tudo, instalar e executar a tela ficou paralizada não deixando voltar ao sistema operacional. Eu pensei que se pudesse acessar via ssh e matar o jogo eu não precisaria reiniciar o notebook.

O que eu quero dizer de acessar via ssh é a tal “linha de comando” que você executa comandos unix.

No Mac OS X para ativar o acesso ssh vá nas configurações do sistema – compartilhamento e na parte de serviços marque a opção: “Login remoto”.

Ssh Mac Osx

No Ubuntu basta instalar o servidor de ssh:

sudo apt-get install ssh

Com o ssh instalado você vai poder acessar seu computador de outro pc na rede e poderá administra-lo através de comandos unix. Qualquer máquina unix, Mac OS X ou linux já tem o cliente ssh e para conectar no seu servidor de ssh use o comando:

ssh [email protected]

onde usuario é o nome do usuário e 10.10.10.10 deve ser alterado pelo endereço ip da máquina que você vai acessar.

O Windows não tem um cliente ssh mas você pode baixar o Putty que é grátis e faz a mesma coisa.

Se você não tem outro pc em casa mas tem um celular com rede wireless como o N80 pode usar o putty versão Symbian.

Os comandos básicos do unix:

pwd – diz em que nível de pastas você está

cd – troca de pasta, exemplo cd teste acessaria a pasta teste ou cd /etc/teste acessaria a pasta teste que está dentro de etc.

top – mostra a lista dos processos ativos e quanto de cpu eles utilizam. Deste comando você tira o identificador do programa que deseja matar. Para interromper o comando top use o control+c

ps aux | grep nomedoprograma

O comando ps associado ao comando grep possibilita listar somente o programa que você quer através do filtro do nome.

kill – mata um programa, exemplo kill 8999 mata o programa com o identificador 8999. Para pegar a lista dos aplicativos e identificadores use o compando top ou ps. Você pode usar também o kill -9 8999 para forçar o encerramento.

Exemplo:

kill -9 368

Para interromper um determinado usuário no Linux:

skill -STOP -u nomedousuario

tenha cuidado ao usar os comandos porque se você mata a coisa errada não tem volta, se apaga algo que não queria também.