Dicas

Como criar um torrent e compartilhar arquivos na internet

Você já deve ter ouvido falar de edonkey, emule e talvez de bittorrent. O edonkey acabou mas o emule ainda é bem forte. Todos são protocolos P2P (peer-to-peer) para compartilhar arquivos na internet. Bit-Torrent quer dizer em inglês uma corrente de bits (pedaços) e existem diversos “clientes”, programas grátis como o u-torrent, que você instala na sua máquina para baixar e disponibilizar seus arquivos com outras pessoas.

Muita gente sabe como instalar o cliente e baixar arquivos da internet mas criar um torrent e colocar um ou mais arquivos para outras pessoas baixarem já é um assunto mais complexo.

Nem é tão complexo assim. Para criar um torrent faça os passos:

1. Saiba onde está no seu computador o arquivo que quer disponibiliar, se for mais de um, compacte os arquivos para virar um só. Coloque um nome sugestivo que descreva exatamente o que está dentro e sua versão.

2. Abra seu cliente de bittorrent, qualquer um deles tem a opção Arquivo -> Novo que você deve escolher o arquivo que você criou no ítem 1.

3. Agora vem a parte que pouca gente não saberia. Você tem que informar os “trackers”, ou em bom português os servidores que mapearão o seu arquivo e conseguem fazer com que outras pessoas vejam ele através de páginas de busca. Escolhi alguns “trackers” mais famosos e utilizados:

https://open.tracker.thepiratebay.org/announce
udp://denis.stalker.h3q.com:6969/announce
https://www.sumotracker.com/announce
https://www.torrent-downloads.to:2710/announce
https://denis.stalker.h3q.com:6969/announce

Não precisaria colocar todos mas quanto mais melhor né.

4. Salve o seu torrent. O seu cliente já está pronto para oferecer seu arquivo para quem quiser acessar.

Comments
To Top