Nunca mais você pagará para ter o toque de celular da sua música preferida pois é tão fácil construir o seu próprio que não justifica desembolsar qualquer dinheiro por isso. O iTunes nos EUA já tem uma função paga é claro de fazer um toque de celular por apenas 99 cents! Você nem precisa de muito tempo, basta baixar o programa Audacity, um ótimo de editor de som grátis, e ter a mp3 da música que você quer transformar no toque.

Vamos ao passo-a-passo:

1. Baixe e instale o Audacity e o Lame MP3 encoder

2. O Audacity que você instalou não tem como editar mp3 ainda e você precisa configurar o Lame MP3 encoder. Para fazer isso vá no painel de preferências do Audacity e na aba de “formatos de arquivos” encontre a opção “configurações de exportação em MP3”, clique em “encontrar plugin” e ache o plugin que você baixou no item 1.
Audacity preferences encoder

3. Agora que seu Audacity pode editar MP3 vamos editar uma música que você tenha para transformá-la em toque de celular. Ache sua música e faça uma cópia porque trabalharemos ela.

audacity main window

4. Com a música aberta, selecione 20 segundos que você quer com a ferramenta de seleção. Faça um zoom de umas duas ou três vezes para que fique mais fácil selecionar.

5. Depois que você selecionou clique no botão de “apagar tudo fora da seleção”. Desta forma você só fica com a parte que você quer.

6. O seu toque já está pronto mas dá ainda pra enfeitar, coloque por exemplo um filtro de fade-in (entrada suave), basta selecionar os 7 primeiros segundos e no menu de efeitos aplicar o “fade-in”. Existem muitos outros efeitos que podem ser aplicados neste menu, dá pra você testar se fica bom e aplicar no seu toque.

7. Por fim salve e transfira para seu celular através do seu cabo de transferência de dados ou bluetooth.

Lembre-se sempre que o toque do celular pode se tornar algo ridículo fora do ambiente apropriado por isso escolha um toque que não seja desagradável para outras pessoas. Eu por exemplo goto de som de telefones normais por isso uso o toque de celular da CTU da série 24 horas com o Jack Bauer. Se você quiser também pode usar o toque do iphone.

O site mobile17 permite você criar um toque para celular sem pagar nada online.

O Audacity está disponível para Windows, Mac OS X e Linux.