Já tem uma semana que atualizei meu Mac pro novo OS X 10.5 Leopard, e ontem fui imprimir na minha recém comprada Lexmark x4550 wi-fi. Eu vi que nem não tinha mais a impressora instalada no sistema, reinstalei os drivers que peguei na página da Lexmark e ao tentar a primeira impressão o aplicativo teve um crash. Notei que todos aplicativos que tentavam imprimir davam crash também.

O fato é que a Lexmark ainda não liberou os drivers para este modelo com o Leopard. Tentei a rotina tradicional para resolver problemas com impressão no Mac, mas depois de não ter nenhum sucesso, econtrei na internet no forum da Apple a solução:

1. Instale a impressora com a interface USB conectada. Siga todos procedimentos normais. Ao terminar a instalação a impressora não será adicionada ao seu computador, isso é normal.

2. Vá em preferências do sistema e adicione a impressora manualmente. Nesta fase você ainda não consegue imprimir.

3. Vá na pasta Library/Printers/lexmark e remova o conteúdo da pasta PDE.

Para conseguir imprimir em Wi-Fi é um pouco mais complicado:

1. Faça os passos que escrevi acima.

2. Você tem que saber o IP da sua impressora na rede Wi-Fi. Se não souber basta instalar a impressora no modo Wi-Fi que ele encontra e adiciona a impressora mostrando o IP.

3. Vá nas preferências do sistema, impressão e fax, adicione a impressora no modo LPD colocando o IP dela.

4. Abra o gerenciador de impressão CUPS através do endereço https://localhost:631/ no seu navegador.

mac cups printer dialog

5. Se pedir senha entre com o nome do seu usuário do Mac e a senha dele.

6. Vá em “manage printers” e clique em “modify printer”, clique em “continue” deixe a impressora no modo LPD mas na página que tem o endereço, altere “lpd://seuip” para “lexnet3://seuip:1” e salve as configurações.

Agora você já conseguira imprimir na sua Lexmark em Wi-Fi e USB mas não terá as opções avançadas. Para isso você precisa que a Lexmark atualize os drivers.