Dicas

Proteja suas imagens e fotos com assinatura personalizada ou marca d’água

Muita gente que conheço tem medo de colocar suas fotos na internet, algum esperto ver, pegar a imagem e roubar a autoria dela. Não vou dizer aqui que é possível proteger totalmente sua foto mas dá pra fazer alguma coisa como colocar sua assinatura digital ou tomar outras atitudes. A pergunta aqui é se você vai colocar a foto em alta resolução, porque se quiser mesmo proteção, é melhor colocar tamanhos menores porque assim alguém que pegue a foto não conseguirá reproduzi-la comercialmente.

Criar marca d’água na foto

Outra coisa obrigatória é criar sua assinatura personalizada ou uma marca d’água na foto. Se você não entende de Photoshop pode usar o Picture-Shark, um programa grátis especializado em estampar logotipos ou qualquer marca que você queira na foto. O picture-shark só funciona para Windows. Para o Mac você pode usar o também grátis ImageWell. Se você quer algo profissional você pode comprar no site da Digimarc o identificador digital e através de um plugin do Photoshop aplica-lo a todas suas fotos. Você paga por ano pela licença.

Rio De Janeiro

Dar nomes únicos para as fotos

Se você coloca um prefixo identificador em cada foto que você disponibiliza na internet, depois fica fácil encontar alguma reprodução dela através do nome com a ferramenta do Google Image Search. Por exemplo, para minhas fotos poderia criar o prefixo gus_sos_nome_da_foto.jpg e depois basta procurar no Google por imagens com nome gus_sos que você as encontra fácil.

Comments
To Top