Para quem programa ou precisa de um ícone por algum motivo, como colocar na sua página web seu logotipo, o Photoshop é um ótimo recurso para criação. O problema é que se você for tentar gravar sua imagem no Photoshop como ícone (extensão ICO) verá que não existe esta opção. A solução vem através de um plugin grátis.

1. Baixe e instale o plugin. No CS3 a pasta de plugins fica dentro de Applications/ Photoshop CS3 / Plugins. Reinicie o Photoshop para ele ler o novo plugin.

2. Crie uma nova imagem de tamanho 64×64, pode ter fundo transparente ou não depende do seu gosto. A imagem pode ser maior contando que seja múltiplo par de 16×16 (formato final do ícone), ou seja 128×128, 256×256, etc…

3. Desenhe ou cole a imagem que você quer.

4. Vá no menu Image -> Image Size. (imagem -> tamanho). Reduza o tamanho da imagem para 16×16 e lembre-se de alterar a opção “resample image” -> “Bicubic Sharper”.

5. Salve seu projeto e depois no formato ICO.

Note que este procedimento funciona tanto no Mac quanto no Windows, porém estes arquivos ICO são usados mais no Windows como ícones de aplicativos, pastas, etc…