Blogs Images Sfgate Techchron 2007 01 09 Mn Macworld Caps104

A Businesweek traz um excelente artigo que analisa a apresentação feita por Steve Jobs durante a Macworld e relaciona 10 pontos importantes sobre as características a serem notadas por um bom orador. Sabemos que grandes oradores geralmente nascem com a facilidade de falar ao público mas podemos com certeza melhorar alguns aspectos de uma apresentação reparando em algumas técnicas utilizadas por eles. Por isso gostei tanto deste artigo que trouxe a tradução dos 10 pontos.

1. A apresentação deve ter um tema. Esse ano na Macworld foi “There is something in the air today” (hoje tem algo no ar). Este tema não precisa ser dito antes da apresentação mas também durante.

2. Demonstrar entusiasmo. Você deve gostar do que faz e mostrar sua paixão. Steve não cansa de chamar seus produtos de extraordinários ou fantásticos.

3. Trace os objetivos e pontos da apresentação. Descreva quando um tema acaba e outro termina e deixe claro seu progresso. Isso torna a apresentação muito menos tediosa.

4. Figure os números para torna-los significativos. Para mostrar que a Apple vendeu 4 milhões de iPhones, Steve Jobs falou “São 20,000 iPhones em média por dia”.

5. Se possível, crie um momento de clímax.

6. Use recursos visuais e menos texto para leitura. O primeiro slide da apresentação do Steve Jobs tinha apenas o número 1 bem grande.

7. Agregue valor, exemplos práticos, vídeos e colaboradores que passem outra visão do produto.

8. Não dê atenção para algum problema menor durante a apresentação. Siga adiante.

9. Venda o benefício de cada produto e não suas características técnicas.

10. Ensaie bastante. Pessoas da Apple dizem que Steve Jobs ensaia muito antes de cada apresentação.

É claro que alguns pontos parecem óbvios mas é a técnica feita com perfeição por um dos oradores mais aclamados do mundo tecnológico. Estas observações foram escritas pelo jornalista Carmina Gallo, hoje treinador para comunicação de grades corporações.

Leia o artigo original aqui. Tradução automática do Google aqui.