Novo Linux Kubuntu com KDE 4.0 lançado

By | janeiro 11, 2008

Desde que comecei a trabalhar com Linux percebi o quanto este sistema operacional está evoluindo, o que era basicamente um Unix complicado torna-se a cada dia que passa um forte concorrente do Windows mas sem custos. Havia falado do Kubuntu, o Ubuntu com o KDE que é o ambiente gráfico que todo usuário interage, e o quanto tinha gostado da sua interface e recomendei para quem quisesse experimentar. Diferentemente do Windows ou Mac OS X que tem uma interface gráfica, o Linux oferece várias como o Gnome e o KDE.

 Announcements 4.0 Screenshots Dolphin-Systemsettings-Kickoff

Hoje foi lançado o novo KDE 4.0 que traz diversas novidades e melhorias no seu visual e também em aplicativos. Um novo gerenciador de arquivos muito legal chamado de Dolphin bem parecido com o Finder do Mac OS X e ícones incrementados com transparência e textura glossy.

Outra novidade é o Okular, um programa para visualizar diversos formatos de arquivos, como fotos e documentos de texto e pdf, bem parecido com o Preview do Mac OS X.

Para quem gosta de audio e vídeo o framework Phonon traz ferramentas já embutidas para trabalhar com mídia.

O KDE 4 oferece num só pacote a maioria dos aplicativos que um usuário pode desejar num sistema operacional e já está disponível para instalar através do Kubuntu, ou OpenSUSE. O Fedora 9 que chega em Abril também trará o KDE 4.

Baixe o Kubuntu e experimente através do Live CD. Basta dar um boot com o CD que o sistema operaciona carrega e quem sabe você se convence.

  • O Kubuntu é uma distribuição linux impressionante. Muito facil de utilizar.