Quem tem saudades dos jogos antigos tipo King’s Quest, Leisure Suit Larry, Monkey Island e tantos outros, pode voltar a joga-los com o emulador de DOS chamado DOS-Box. Este excelente emulador funciona no Mac, Linux e Windows e deixa você jogar a maioria dos jogos antigos.

Monkey Island

Como fazer para jogar?

Baixe o DOS-Box, para windows ele tem um instalador mas na verdade ele não precisa de instalação se for Linux ou Mac, depois de descompactar, copie numa pasta do seu Pc. Na mesma pasta que você descompacta o jogo tem um arquivo chamado “DOSBox Preferences” que você tem que renomear para dosbox.conf para depois poder iniciar o DOSBOx.

Para pegar os jogos, na verdade você deveria tê-los, mas procure no google por abandonware ou mais diretamente existe o Abandonwarering que mostra os sites ativos, como o XTC. Também tem um brasileiro com um bom acervo. Lembre-se que é pirataria pegar jogos que você não comprou.

Tenho que admitir que a interface dele não é das melhores, ou não existe pois na verdade é a emulação de DOS e você tem que saber alguns comandos básicos tipo trocar de diretório ou de disco.

Kings Quest

Se você instalou o DOSBox em C:\DOSBOX por exemplo e seus jogos DOS estão em C:\jogos entre com os comandos:

mount c c:\jogos (emula a pasta jogos dentro do drive c)

c: (muda o drive atual para o drive c)

Agora você esta na pasta que contém os jogos basta procurar pelo arquivo exe ou bat através do comando DIR , depois digite o seu nome para iniciar o jogo:

dir *.exe (procura por arquivos exe)

dir *.bat (procura por arquivos bat)

monkey.exe (enter)

Dica: Editando o arquivo dosbox.conf você pode automatizar o processo de mapear a pasta dos jogos colocando o comando mount na seção autoexec.

Depois que o jogo inicia, existem alguns atalhos como ctrl+F9 para terminar o emulador e ctrl+F10 para mapear o mouse. Digite INTRO dentro do DOSBox para uma lista completa dos comandos ou vá na página Wiki para mais informações.

O DOS-box funciona muito bem e não tive qualquer problema com nenhum jogo. Testei também o ScummVM que é outro emulador grátis que roda no Mac/Windows/Linux mas foi difícil encontrar jogos compatíveis para o formato dele.