Dicas

Preservando Seus Textos do Blog para Evitar Plágio

Algo que impede muita gente que escreve bem de ter sucesso escrevendo na internet é o medo do plágio. E sei que realmente muita coisa é copiada sem a menor vergonha na cara. É possível evitar? Talvez não mas com certeza tem como desencorajar essa atitude, simplesmente correndo atrás de quem fez isso com você. Quer saber como? Continue lendo…


Identificando o Plágio.

Um texto seu dependendo da referência já pode ser considerado plágio, imagina sem, o que acontece muito. Primeiramente você deve encontrar na internet qual site contém a cópia. Existem algumas boas maneiras de fazer isso.

1) Usando o Google, colocando uma parte seu texto entre aspas, com certeza você vai encontrar se existe alguma cópia.

2) Use o site Copyscape para procuar por cópias de seus artigos. O site permite você entrar com a URL do seu artigo e depois pesquisar na internet por cópias dele. Funciona muito bem, teste com a URL dos seus artigos mais populares.

3) Use o plugin Digital Fingerprint para o WordPress. O plugin insere um código único no seu feed RSS e assim você pode pesquisar facilmente por cópia de algum artigo inserindo este código no Google.

Se identificar um plágio o que devo fazer?

Para provar o crime é preciso de evidência. O bandido que o copiou pode ter certeza que retirando a página copiada do ar fica impune mas se você guardar esse documento você tem mais munição para pressionar a retira-lo do ar. Guarde a página encontrada através do site WebCite que permite salvar uma cópia do que quiser na internet. Outro site que permite guardar uma cópia é o Internet Archive que guarda cronologicamente todas as páginas da internet.

Contactar o dono da página?

Se a página não tiver um formulário de contato ou o email do proprietário, você pode usar ferramentas de domínio para identifica-lo.

Caso não consiga pela maneira acima pode procurar no Google pelo seu apelido se você souber ou pelo nome do domínio pois o autor pode ter se cadastrado em algum forum ou website e ter deixado seu nome como rastro.

Envie uma mensagem com o link da página que você salvou mostrando que ele não tem como escapar. Escreva um email amigável solicitando uma referência ou que retire o seu texto da página. Sabendo o quanto nossa justiça funciona, temos que tentar pelos meios próprios antes de decidir procurar os meios legais.

Leia também: Analise SEO do seu site grátis.

Leia também: Publicar artigos no blog via celular

Comments
To Top