O discurso inflamado do nosso presidente Lula dizia trazer o notebook de 100 dólares e colocar ele nas “escolas” brasileiras. Lindo. O candidado do PT paulista, responsável pelo dossiê fajuto contra Serra, Mercadante também disse em sua campanha que trabalharia com o tal notebook.

Eu disse, já tem um tempo (em 2006), que esse notebook de brinquedo não traria benefício nenhum, primeiro por não ser um computador real, segundo por causa dos custos de produção e também dos impostos não poderia custar 100 dólares. Isso gerou bastante polêmica e só faltou ameaça de morte aqui no blog.

Pois essa semana a reportagem da Veja traz a notícia de que “Em recente leilão eletrônico realizado pelo Ministério da Educação (MEC), o aparelho foi oferecido por 370 dólares. Qual o significado desse preço? Quem responde é Roseli Lopes, pesquisadora do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da USP, entusiasta da idéia de Negroponte e uma das responsáveis pelos testes do laptop no Brasil: “Ele torna impraticável o projeto de entregar um computador por criança nas escolas públicas do país”. Mais uma mentira deste governo ridículo. Onde estão seus defensores, os defensores da mentira? Vejam que nos EUA já existem computadores competitivos por 300 dólares no mercado. Aqui temos que pagar o uso de cartões de crédito presidenciais. Por isso as coisas custam caras.

Na porta da fábrica o custo dele já está em 180 dólares e ainda existe a concorrência da Intel que corre por fora oferecendo um notebook real. Hoje, mais de um ano depois, o OLPC do Negroponte ainda não saiu do papel mas vejam como a mentira já esteve nos discursos dos petistas. Eles são assim mesmo, gostam de mentiras e também de inaugurar coisas inacabadas. O povo adora pois tem os pés no chão, e as mãos também.