Dos muitos programas que existem para blogar offline no Windows, nenhum deles se compara aos do Mac (Ecto, MarsEdit). Estes programas permitem você escrever no seu blog (blogger, wordpress, movable type, etc…) sem estar conectado a internet. Uso o excelente Ecto há muito tempo, já tive problemas mas todos foram resolvidos. Comprei o Ecto desde então mas hoje resolvi hoje testar o Blogo. Por que deveríamos usar o Blogo?

O Blogo custa um pouco mais caro que o Ecto, $25 dólares e tem um visual atraente, simples de usar com poucos botões e opções. Estou usando neste momento ele para escrever este artigo e ter a minha impressão das suas qualidades.


Embora seja simples o Blogo deveria permitir opções avançadas para assim termos total controle do texto e html, quando tudo é simplificado eu fico com medo do que está por trás de tanta automatização.

O Ecto permite você editar qualquer coisa, categorias, tags, tags customizadas, tem addons para o Flickr, Youtube e por ser assim flexível qualquer outro site que permita editar html

O controle de imagens no Blogo por exemplo é muito diferente e na minha opinião confuso, ao invés de você editar as propriedades da imagem com html você tem um editor automatizado chamado de “dropbox” onde deve inserir imagens pelo botão de pesquisa de arquivo do Finder. No site oficial ele diz que você pode arrastar mas eu não consegui. As imagens são colocadas ao lado dos parágrafos e não dá pra ver enquanto edita o artigo. Isso pode ser bom e ao mesmo tempo ruim pois não permite um controle total da imagem que vai ser publicada. Eu não gostei.

Ponto negativo: Não poder arrastar imagens para dentro do artigo no Blogo. Isso é muito ruim pois adoro arrastar imagens diretamente do Firefox para meus posts. No Ecto isso é trivial.

Outro problema, tentei gerar uma pré-visualização e o Blogo postou um artigo com nada escrito! Que vexame! E na primeira página do SOS tinha um artigo em branco… tsc tsc tsc…

Ponto positivo: Visualzar o editor em tela cheia é lindo. Realmente é algo que permite trabalhar sem que nada atrapalhe, emails, msn, etc.. Você só vê o editor e uma tela azul em volta, além de tudo bonito.

Ponto negativo: Quando copio uma URL e coloco no blogo ele não captura através do clipboard e tenho que fazer control+V (colar) para a caixa de link.

Ponto negativo: Se o blogo é um editor offline, porque eu não consigo salvar meus artigos sem estar conectado na internet?

Ponto negativo? Onde está o gerenciamento de tags? e de Categorias?

Resumo: O Blogo não é um editor sério para blogar e este artigo me deu sono. Por ser tão amigável perde funções obrigatórias como gerenciamento de tags e do html do artigo. Isso afeta até a inserção de imagens que embora reconheça que sejá fácil, não consegui arrastar as imagens de outros aplicativos para o artigo, um grande diferencial do Ecto de outros editores. Para mim não dá pra viver sem isso infelizmente. O elogio ao Blogo é para seu editor em tela cheia. Eu quero um editor em tela cheia para o Ecto!

Baixe o Blogo (Mac OS X 10.4 ou superior).