Se você pensa que quando quer apagar um arquivo, enviar simplesmente para a lixeira do Windows resolve o assunto, mesmo que você clique shift+delete (o arquivo passa direto da lixeira) uma pessoa interessada nas suas informações poderá ter acesso ao conteúdo. Isso porque o Windows ou qualquer outro sistema operacional apenas elimina o arquivo da lista de arquivos existentes e os bits de informação ainda residem no seu disco.

Nestes casos que a Lei de Murphy funciona perfeitamente, eu já tive arquivos eliminados sem querer pressionando shift+delete que não consegui recuperar mais, porém se fosse algumas informações sobre o número ganhador da sena da próxima semana, alguém descobriria como recuperar.

Leia também: Como gravar CD e DVD grátis no Windows.

A solução para este problema, não é necessariamente um problema se você não trabalha com dados sigilosos, é gravar “zeros” em cima da informação do arquivo que você apagou. Desta forma nem os programas especializados em recuperar discos conseguem ler mais.

No Windows um aplicativo grátis que faz isso é o “Eraser“. Funciona no Windows 95, 98, ME, NT, 2000, XP, Windows 2003 Server and DOS.

No Mac, temos felizmente a opção do Finder (Não muito prática) de “Esvaziar Lixo com segurança”. Vá nas preferencias do Finder – Avançado:

esvaziar lixo com segurança mac.jpg