french maid ladyO dia-a-dia de quem usa o Windows XP não é fácil, assim como uma dona de casa que precisa fazer aquela faxina de vez em quando, é preciso usar algumas ferramentas extras que ajudam a manter seu sistema operacional em dia. Malware ou Spyware, palavras em inglês que definem um problema, um software indevido instalado no seu computador, podendo roubar seus dados e até estragar o seu hardware. Você pode pensar que está protegido instalando um anti-vírus e usando o firewall do Windows XP mas isso é bastante ingênuo. O bom é manter-se atualizado nas opções extra de limpeza que existem, comento aqui sobre várias opções grátis que encontrei e uso.

Disk Cleanup: É uma ferramenta de limpeza de disco da própria Microsoft, bom pra quem precisa eliminar arquivos e liberar espaço em disco.

CCleaner: Conhecida ferramenta para Windows, ajuda a desinstalar programas, consertar o registro e outras funções que ajudam na manutenção. Indispensável.

Trend Micro HouseCall online Scanner: Um anti-vírus online, não precisa instalar nada para funcionar. É sempre bom ter este endereço guardado cuidadosamente.

Trend Micro Sysclean Package: Mais uma ferramenta para checar se está tudo bem, mas você precisa baixar e instalar o pacote.

Spybot Search & Destroy (Não instale o TeaTimer): Mais um indispensável, de acordo com a PC World o melhor que existe, ele remove programas espiões do seu computador.

obs: Para usar este programa da melhor forma possível, reinicie o seu Windows no modo de segurança (apertando a tecla F8 durante o boot e escolhendo esta opção do menu).

Rootkit Buster: Procura por arquivos escondidos e entradas no registro indevidas. Depois de encontrar os problemas ele conserta automaticamente pra você.

Voltarei ao tema Windows XP esta semana com o tópico: Utilitários do Sistema Operacional.

Leia também: Windows XP em Português sem serial?!