A maioria dos hackers se esconde em países do leste europeu, Rússia, China, e outros africanos como a Nigéria também, isso faz com que seja uma boa medida bloquear alguns países de acessar seu site se o seu público alvo for somente do idioma português.

Falei outro dia de medidas de como tornar seu WordPress mais seguro contra hackers e hoje encontrei uma maneira boa de bloquear determinados países de acessar seu site.

A dica é usar o arquivo .htaccess do seu servidor. Este arquivo dita as permissões e como a navegação é realizada dentro do diretório do seu site e através dele podemos fazer o bloqueio de IPs dos países que não queremos acessos.

bloquear país através do endereço IP
Até ai eu já sabia que dava pra fazer mas como pegar a lista de IPs de um país? Então encontrei o site BlockaCountry.com que é um serviço grátis para criar o arquivo .htaccess contendo os endereços IPs de bloqueio através da seleção dos países que você seleciona em um menu.

Depois de escolher os países clique no botão GO e o arquivo .htaccess será gerado e você pode baixar. Com esta lista em mãos basta acessar seu servidor e alterar .htaccess gerado pelo WordPress ou que já seja usado no seu site para conter as linhas dos bloqueios para os IPs.