O Google Analytics é a a ferramenta criada pelo Google para gerenciar estatísticas de tráfego do seu site. Através do seu site você pode visualizar os relatórios de acesso, ver como as pessoas chegaram no seu site, de que parte do país/mundo, quais páginas foram mais visitadas, etc.. É uma ferramenta completa e essencial para qualquer um que tenha um site ou blog.

Leia mais:
Como criar um blog ou site em poucos passos!

Como instalar o Google Analytics no seu site/blog

O único ponto negativo é o fato de que demora um pouco para refletir o tráfego nos relatórios, isto é, se alguém visita sua página agora, somente algumas horas depois você pode ver os dados no Analytics. Existem outras ferramentas de analise de tráfego em tempo real como o sitemeter e o histats (uso também os dois). O sitemeter na versão grátis publica seu tráfego na internet, e você não tem privacidade quanto a isso, ainda assim é uma ótima opção que eu recomendo.

O diferencial que o Google Analytics trouxe essa semana foi de comparar o tráfego do seu site com outros sites do mesmo porte, o que chamou de “Benchmarking” ou em português de “Comparação de marcas”. Algo lógico, já que o Google deve ter o Analytics utilizado pela maioria dos sites da internet, porque não compara-los? É uma boa forma de ver se o seu site está bem colocado e identificar problemas ou características através da comparação.

Para ativar o Benchmarking (vou chamar assim por achar mais fácil) você tem que ir no gerenciador das contas dentro do Analytics e clicar na opção “Editar configurações da conta e de compartilhamento de dados”.

google analytics enable benchmarking sharing

Depois de ativar o compartilhamento, no menu principal dos relatórios aparecerá uma nova opção de “Comparação de marcas (beta)” dentro de “Visitantes”. Os seguintes relatórios estão disponíveis: Comparação de visitas, taxa de rejeição, exibição de páginas, tempo médio no site, páginas/visitas e novas visitas. Todos eles sempre comparando suas estatísticas com outros sites que o Google acha se do mesmo porte.

google analytics benchmarking

Você ainda pode comparar diretamente com uma determinada categoria de site (ver na imagem acima onde coloquei a seta vermelha), basta clicar em “Abrir lista de categorias” e escolher a que achar que se identifica com seu negócio. Não encontrei nesta lista algo que se adequasse ao meu blog então deixei na opção automática do Google.