Uma leitora deste blog, ao ler meu texto sobre como evitar plágio na internet, me pergunta se seria possível bloquear o botão direito do mouse, aquele que serve para acessar o menu de copiar. Desta forma, segundo ela, seria mais uma precaução contra a duplicação do texto.

Com certeza existe como bloquear o botão direito do mouse. A solução é usar um script tipo javascript para isso. Não é tão fácil assim e requer um certo grau de conhecimento pra alterar o código da sua página.

A primeira coisa é inserir o script no topo da sua página, baixe ele (copyright.js.zip) e descompacte o arquivo dentro do seu servidor.

Edite o script com qualquer editor de textos e altere onde está “localhost” para seu domínio. Para ajudar a localizar, está na linha 18 e 38. Também altere o texto a ser mostrado para o usuário conforme seu gosto.

Agora vamos editar o código da sua página. Edite o cabeçalho da página de forma a incluir a chamada para o script. No WordPress procure pelo header dentro do seu tema:


E por fim altere a tag body da sua página para chamar o script:


É só isso, agora se alguém clicar com o botão direito e tentar copiar o texto ou simplesmente fazer um control+c verá uma mensagem de copyright.

Se você quer uma solução mais simples mas menos efetiva, pode apenas alterar a tag body para desativar o menu de cópia. Mas isso não evita o control+c.

obs: Autoria do script é da equipe do Globo online.