Como Identificar Um Email Falso de Spam Ou Hacker

By | abril 9, 2008

Hoje recebi um suposto email do Mercado Livre dizendo que eu tinha comprado um notebook e que para cancelar deveria clicar num link dentro do email. Emails do Mercado Livre pra mim já vão direto pro lixo ou spam, mas sei que tem gente que utiliza dos serviços “negros” deles.

O fato é que este email era falso, mais uma tentativa de invasão, das muitas que os hackers enviam, como avisos de cobrança da Tim ou Vivo, Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Serasa, etc… Quando receber um email dizendo que você deve alguma coisa ou que você ganhou algo, pode ter certeza que é falso…

Mas como identificar? Bom, não é difícil. Como a maioria dos emails de hoje não deixam você abrir um anexo sem verifica-lo, os espertinhos colocam um endereço pra você clicar que leva até o programa que se instala na sua máquina. Usuários Mac e Linux não tem esse problema diga-se de passagem.

Você nem precisaria identificar porque se você recebe um email da alguém que não conhece, deveria já apagar. Para identificar, por curiosidade, passe o mouse em cima do link que o email pede que você clique (veja na figura abaixo). Na barra de status, no rodapé do navegador, aparece o destino. Preste bem atenção ai porque é onde eles escondem o programa que se instala na sua máquina. Se o destino não aparecer os caras o esconderam pra você não saber. Se aparecer deverá ser um site completamente diferente da empresa que “enviou” o email.

como identificar spam ou hacker no email

Nesta imagem mostro o email que recebi do “Mercado Livre” pedindo pra eu cancelar a compra do notebook. Eu uso o Gmail e com isso posso identificar o link de destino. Se você usa o Outlook ao passar o mouse em cima do link, deixe ele lá por 2 segundos que ele mostra em cima do ponteiro do mouse uma caixa com o endereço de destino.

Desconfie dos emails de remetentes desconhecidos.

Sempre tenha um antivirus instalado no seu Windows como o AVG ou Avast, eles são grátis para uso doméstico e você pode baixa-los a qualquer instante. Veja como Remover Spyware e Malware do seu computador.

  • Tá aí uma das coisas mais difíceis de se arrumar, porque no final das contas a coisa toda vai depender do usuário, ele é a primeira linha de defesa, se não estiver bem informado, se não usar de bom senso, vai fazer cáca.

    Quer ver um exemplo: uma amiga recebeu um email de uma tal Juliana dizendo que tinha fotos do tempo do colégio e que estava com saudades, blá-blá-blá e era só clicar no link para ver as fotos. Pronto, clicou e estava feita a cáca.

    Ela disse que clicou porque conhecia uma Juliana dos tempos de escola e achou que poderia ter mesmo as fotos da turma.

    Aí eu perguntei:
    – ela mencionou o SEU nome em algum lugar do email? – Não
    – mencionou mais algum nome de alguém da turma? – Não
    – tá explicado? – Sim

    Ela aprendeu a lição e eu tive que formatar o HD e reinstalar o Windows.

    Valeu o post, vou usar para “evangelizar” a galera.

    P.S. valeu o link, tks!