wordpress logoOntem mudei do Dreamhost para o Hostgator. Usei o plano Swamp que custa 12.95 por mês afinal preciso de algo melhor para crescer o número de acessos que já estão em quase 2K por dia. Já falei aqui mal a beça do Dreamhost e quero ainda poder falar bem do Hostgator. Só de ter um suporte via chat 24/7 já é algo muito bom.

Então mudei de host, dá preguiça pois é um trabalho chato mas que se seguir certos passos você tem um final feliz. Eu posso dizer que deu tudo maravilhosamente bem. Tenho que me recordar dos passos e a melhor coisa a fazer é descreve-los aqui:

obs: Neste método não precisei reinstalar o WordPress, basta copiar os arquivos e o banco de dados. Isso poupa muito trabalho.

1) SSH. Backup da pasta do WordPress com o comando tar.

2) SSH. Backup do banco de dados mysql através do mysqldump. tenho outro bom artigo sobre este backup do wordpress.

3) ftp destes arquivos para o novo host.

4) Control Panel. criar o banco de dados mysql no novo host.

5) SSH. descompactar os arquivos no novo host.

6) SSH. alterar o wp-config.php no novo host para as configurações seu novo banco de dados. Eu uso o editor “pico” muito melhor que o “vi”.

7) Verificar permissões das pastas de plugin e wp-admin para ver se quando descompactou não alterou as permissões originais. uso o fireFTP pois ainda me perco quando dou um comando de listagem de arquivos ls -lia. Algumas pastas podem ter ficado com a permissão errada.

8) SSH. importar o arquivo do banco de dados através do comando mysql.

9) Até este passo sua instalação do WordPress no novo host deve funcionar assim que a alteração no DNS do seu domínio se propagar pela internet. Para testar se está funcionando basta editar a tabela wp_options os campos “home” e “siteurl” que devem estar como www.seudominio.com para o IP e a pasta que seu novo host deve ter enviado por email. Depois de alterar basta acessar sua página através deste endereço e ver se a instalação do WordPress está ok. Se estiver mude novamente os campos para os valores anteriores.

10) Control panel. alterar o DNS do seu domínio no antigo host para o novo valor.

11) Email/Web. contactar o novo host para iniciar a transferência do seu domínio.

Agora você pode ir dormir. Do jeito que está tudo organizado, assim que o seu domínio estiver configurado e propagado pela internet apontando para o novo host, tudo funcionará automaticamente. O bom disso é que as perdas de visitantes são mínimas.