Configurar Fuso Horario No Google Analytics

By | abril 11, 2008

Para quem usa o Google Analytics, ferramenta de estatísticas para websites do Google, acredito que a maioria das pessoas ainda não configurou o fuso horário que deseja ver os relatórios.

google analytics mapa do brasil

Isso é importante porque o padrão que vem configurado no Google é GMT-8 (horário do Pacífico) e desta forma seus relatórios de visitas ficam relativos a este horário, isto é, se o Google Analytics informa que uma página foi acessada ao meio dia, na verdade era as 5 da tarde no horário do Brasil. Toda a análise vai por água abaixo.

Configurar o fuso horário parece ser fácil, ir nas configurações do Analytics e alterar esta opção para cada site que você tiver. Porém se a sua conta do Analytics estiver conectada com outros serviços Google você não poderá fazer isso diretamente. Para poder alterar o fuso horário você precisa ir na sua conta do AdWords, mesmo que nunca a tenha utilizado, você deve ter uma sem ao menos saber. Eu tenho e nunca usei.

Lá no painel do AdWords se você for nas configurações ele também não deixa alterar o fuso horário. O que deve ser feito é ir, dentro do AdWords, na parte de faturamento e entrar suas informações. Seguindo todos os passos até o fim ele pede um cartão de crédito que você terá que configurar. Não sei se eles debitaram 20 reais da taxa inicial do AdWords do meu cartão. Todos os cartões que eu tentei usar foram recusados mas vi que ele salvou as configurações mesmo assim. E meu fuso horário agora está correto para GMT-03:00 São Paulo.

configurar fuso horario do analytics

Agora as estatísticas nos meus relatórios estarão corretas.

Leia Mais: Como instalar e configurar o Google Analytics no seu site ou blog.