O CrazyEgg é um serviço de estatisticas para seu blog. Dos muitos que existem por ai como Google Analytics, Sitemeter, etc, o CrazyEgg foca em informar detalhadamente sobre os cliques que os visitantes dão na sua página. Por que isto é importante?

crazyegg logo

Ora, quem tem um blog e quer faturar uma grana com o adsense e outros programas de afiliados, enche a página de anúncios por todos os cantos. Acontece que a maneira que um visitante enxerga seu site é muito peculiar, certas áreas são mais visadas e outras passam desapercebidas. Como todo mundo tem mania de sair clicando, é muito importante saber onde clica-se mais no design da sua página.

Se você quer que um usuário clique numa área da página, com o CrazyEgg você pode ver que ninguém está clicando lá. Uma simples alteração no design pode direcionar os cliques para este lado da página.

Outra situação, se você sabe onde as pessoas tendem a clicar, você pode colocar seus anúncios nestes lugares.

O CrazyEgg é em inglês, mas fácil utilizar, e oferece a análise de 4 modelos de páginas grátis, se quiser mais você pode pagar através do cartão de crédito. Para blogueiros normais, 4 modelos é bastante suficiente.

Depois que você cria a conta, deve inserir o javascript no tema do seu blog, depois cadastre uma página para análise. Com os visitantes chegando as estatísticas começam a ser geradas e você pode ir para a parte legal de analisar os mapas de cliques.

Quando você abre o primeiro mapa ele mostra uns botões indicando onde os visitantes clicaram. Até ai legal, o mais maneiro é o “heatmap” (mapa de calor) que indica as áreas “quentes” da sua página. Vejam na imagem abaixo como fica fácil analisar o mapa desta forma:

crazyegg heatmap

Outra função muito legal é o chamado “confetti” que mostra os cliques em termos de pontos coloridos. Cada cor vai indicar uma estatística diferente. Por exemplo, em vermelho vão estar os cliques mais rápidos, onde os visitantes perderam poucos segundos para clicar.

crazyegg confetti

O confetti tem várias opções de estatíticas como: Top 15 trasferências (quem levou o visitante até a sua página, top 15 termos de pesquisa, sistemas operacionais, navegadores, tamanho do monitor e tempo para clique.

crazy egg confetti

Eu uso o CrazyEgg pelo menos uma vez por semana para direcionar meus anúncios e ver como eu posso tornar o design do meu site mais eficiente. Significa dar mais “usabilidade”, tornando a navegação mais fácil, mantendo o visitante mais tempo por vontade própria, mas ao mesmo tempo atendendo as objetivo de quem projetou o site com mais cliques em anúncios e mais páginas lidas.

CrazyEgg