Enviar Arquivos Anexados Por Email sem Passar Por Anti-Vírus

By | maio 9, 2008

Muitas empresas por motivos de segurança bloqueiam diversos tipos de anexos que você tenta enviar por email. Acontece que se você é um usuário seguro de que os arquivos estão sem vírus e precisa por urgência ou grande necessidade envia-los por email, existe uma alternativa para que esse bloqueio seja furado. Vamos a técnica que encontrei.

1) Primeira coisa que você tem que fazer é compactar o(s) arquivos para ficarmos com um só para trabalhar. Você pode fazer isso com o Winzip ou WinRAR.

2) Agora com um só arquivo vamos ao “truque”. Vamos transformar esse arquivo em texto para colocar no corpo do email e não como anexo. Vamos usar um aplicativo que foi abandonado no Windows Vista, portanto só usuários XP conseguirão dar esse passo. Vamos usar o Object Packager um aplicativo quase escondido dentro do Windows. Para abrir ele vá no menu Iniciar – Executar e digite “packager” e pressione enter.

run packager windows

3) Vamos inserir o arquivo compactado dentro do packager. Clique no menu File -> Import e escolha o arquivo que compactou. Você verá então uma tela como abaixo. Agora clique em copy package no menu Edit. Pode fechar o Object Packager.

object packager windows

4) Abra o Wordpad e cole o pacote dentro do documento. Aparece então o ícone do arquivo inicial. Se você clica duas vezes ele abre e se comporta como um arquivo normal.

wordpad contendo pacote

5) Salve o documento no Wordpad e no windows explorer renomeie o arquivo de meu-arquivo.rtf para meu-arquivo.txt. Agora abra o novo documento meu-arquivo.txt com o bloco de notas, você verá um monte de caracteres, copie tudo (control+a para selecionar e control+c para copiar).

text document rtf

6) Crie um novo email e cole o texto no corpo dele. Envie o email normalmente e ele chegará contendo o arquivo no destino.

Para remontar seu arquivo original compactado basta ao receber o email, copiar todo o texto e colar dentro de um novo arquivo no bloco de notas, salvar, renomear pra .rtf e abrir no WordPad. Dois cliques em cima do arquivo compactado mostrará as opções para descompactar e voila, você furou o bloqueio!

  • Eu prefiro criptografar o arquivo, no caso eu crio uma chave só para este fim e envio junto com o arquivo. No linux eu uso o seahorse que é um frontend para o pgp.

  • Flavio Magno

    Q iiiiiisso! Espetáculo de “fuçamento” do windows!

    ESSE CARA É GURU MESMO! hahahaha!

  • Hélder

    Não sei se estou sendo simplista demais, mas eu apenas troco a extensão do arquivo para .jpg e o anexo ao e-mail. Sempre funcionou. É só avisar prá quem está recebendo que ele deve renomeá-lo e voilá…

  • Existem anti-virus que rastreiam dentro do arquivo, independente da extensão. Já testei esta solução de trocar a extensão em alguns ambientes corporativos e não funcionou. Sei que a solução que apresentei é a mais complicada, mas a única que restou na minha experiência. 😉

  • alberto

    Trabalhando para deixar as redes insseguras você só piora o ambiente.