Dicas

Como Escolher Um Servidor de Hospedagem

Desde que o blog vem tendo cada vez mais acessos tenho experimentado alguns momentos de terror ao ter que escolher um bom servidor de hospedagem. Semana passada troquei duas vezes este blog de lugar e ainda assim tive um número recorde de visitantes (obrigado a todos!).

Por onde eu já passei e quais problemas tive? Vou contar minha experiência.

Dreamhost

O Dreamhost é um dos maiores servidores de hospedagem que existe no mercado, devem abrigar cerca de 1 milhão de clientes. Fiquei com eles por 3 meses e nunca vi um suporte tão ruim. Eles não usam o cpanel e sim uma interface proprietária de controle, que eu particularmente odeio. É por lá que você abre os chamados de suporte e muitas vezes este painel de controle não funcionava. Imagina seu blog não funcionando e você impedido de abrir um chamado. As respostas dos chamados são sempre as mesmas, “ah, tivemos um probleminha no servidor, desculpe o transtorno”. Parecem automáticas. Impressionante o descaso com os clientes, comigo foi horrível.

Devem existir clientes satisfeitos por lá mas basta uma pesquisa na internet que vem um monte de gente reclamando.

Hostgator

Fiquei no hostgator por 1 mês, tudo ia bem até meu blog começar a apresentar um problema de alto consumo de CPU. O que eles fizeram? Bloquearam meu site! E para responder ao chamado de suporte demoraram 12 horas, sempre com respostas inúteis e so o reativaram porque eu falei que ia sair de lá. Isso porque eu até liguei para eles através do Skype. Sempre me diziam pra esperar mais uma hora…

Não se engane com suporte via chat. O que eles fazem é atender você e reencaminhar para alguém lá dentro que sabe alguma coisa. Nunca resolvem nada, pelo menos comigo foram completamente inúteis.

Acredito que eles cresceram demais e estão tendo problemas com suporte.

Media Temple

Fiquei dois dias com um VPS que custa 100 dólares por mês. Instalei meu WordPress lá e o consumo de CPU ficava em 90%. Como você que toma conta do servidor, não tinha suporte e os emails que enviei pedindo ajuda demoraram mais de 10 horas para serem respondidos. Note que o acesso a qualquer página de lá é lento. Não gostei e saí.

ResellerZoom

O primeiro servidor que usei e depois de passar por todos esses outros retornei para eles. Indicado por um colega de trabalho, nunca tive problemas com eles e tenho 3 sites lá. O suporte das contas mais baratas é via email mas eles são rápidos na resposta e sempre prestativos. Hoje uso um plano failover que tem suporte via chat também.

Acredito que por não serem tão conhecidos, mantêm sua lista de clientes felizes atendendo a demanda do suporte. Estou muito contente até agora.

Itens que contam na hora de escolher:

– Preço em torno de 10 dólares caso você vai começar um blog. Preço é algo que me impede de usar um servidor de hospedagem nacional.

– Ter um painel de controle CPanel. É o melhor que eu ja usei. O do Media Temple é bem legal também mas não é tão fácil de usar. Outros usam um proprietário que eu não gosto pois acho menos lógico e fácil de usar.

– Ter suporte via chat e também um telefone de contato 24 horas por dia 7 dias por semana. Verifique se o telefone é um 0800, começa por 800 nos EUA porque se você fala inglês pode ligar via Skype sem custo.

Comments
To Top