Nossas necessidades sempre estão a frente do que a tecnologia nos oferece, sempre precisamos de algo mais, algo inovador, diferente do padrão oferecido. Muitos problemas que temos, solucionamos com nosso aprendizado e pesquisa, antes em livros, agora que acabamos por usar o Google ou outras ferramentas de pesquisa para encontrar soluções compartilhadas em artigos escritos por outras pessoas. Fico um tanto quanto espantado com a quantidade de pessoas com problemas em utilizar a tecnologia atual, e também com as que buscam soluções de integração de diversos produtos que compraram.

lixeira de tecnologia


Nossos problemas nunca serão solucionados pela tecnologia pois estão a frente dela? Ou a tecnologia atual não tem inteligência o bastante para nos ajudar?

Eu acredito que a realidade é um pouco destas duas questões e esta defasagem do que temos e precisamos é o que move o mundo pra frente. Sua aceleração.

Vejam o caso da Apple, bem ilustrativo, uma empresa que aposta no design e usabilidade em seus produtos. Diga-se de passagem que eu ainda sou usuário de Windows pois trabalho com isso, porém não consigo mais largar meu Macbook. Admito, o software que vem no Mac ainda é insuficiente para o que precisamos, mas bem melhor do que o pacote de aplicativos do Windows. Me sinto mais a vontade usando o Mac e convido todos que usam o Windows experimenta-lo porque não sabe o que poderia ter em suas mãos. Bom, talvez sejamos diferentes com necessidades diferentes.

A quantidade de marcas, modelos e padrões de produtos tecnológicos sem uma ordem de integração ou que sigam alguma regulação comum faz com que estas dificuldades apareçam. Você compra um celular que tem bluetooth mas seu Pc não tem, ou quando tem não consegue fazer ele funcionar. Você compra um celular 3G que não consegue fazer video-chamada ou que não consegue conectar ele no computador. Nem você nem o suporte da empresa que o vende. Sempre falta alguma coisa no produto vendido para você ter que comprar no futuro.

Por isso vejo a multiplicação dos blogs de ajuda online, como este meu, que surgem com soluções as vezes inúteis para você mas que servirão para alguém. Escrevo artigos que acho ótimos que ninguém lê e outros menos inspirados que causam maior audiência. Não dá pra saber ao certo o que todos precisam, mas dá pra acertar pontualmente para alguns. E vou tocando o barco.

Embora os computadores se aprimorem e façam coisas incríveis, o ser humano ainda controla o que quer, precisa e também as soluções para seus problemas.

Qual é o melhor caminho?

Antes de comprar alguma coisa, pesquise e estude na internet , converse com pessoas que usaram, tente ver a integração daquele produto com outras coisas que você possui em termos de facilidade de acesso e uso. Na loja online Amazon.com todos os produtos são comentados, em inglês, que você pode fazer a tradução através do Google. Veja as soluções antes de encontrar os problemas.

Nos dias de hoje, a internet é um mar destas soluções onde um fator muito importante é a gestão da informação. Muita coisa está escrita por ai mas saber aproveitar o que é bom e ruim é tarefa de cada um.

Este artigo por exemplo não resolve nada pra ninguém, terá poucos acessos mas é um exemplo de como eu gosto de escrever, e de que meu blog não traz somente soluções mas reflexões sobre estas. Será que isso é bom? Fico pensando se alguém quer refletir sobre alguma coisa hoje em dia…