Colocar uma foto ou imagem no seu site ou blog não é uma coisa fácil se você pretende um dia ter um alto tráfego de pessoas. Uma arquivo maior que 30K não é aceitável para uma foto num artigo, um logotipo não pode ter mais do que isso também. Se a imagem fizer parte do seu pano de fundo ou parte do design como texto ou cor, não pode ter mais do que 4K.

Qual formato é o melhor? JPEG, GIF ou PNG?

Se você vai colocar uma foto, escolha o formato JPEG por ser um formato que comprime a imagem original reduzindo seu tamanho mas preservando seus detalhes.

Caso o que vá colocar seja um desenho para o design do logo ou pano de fundo, com poucas cores ou uma só, vá de GIF com 8 cores. As GIFs ainda podem conter partes transparentes, recurso muito utilizado na Web.

Quando salvar neste formato utilize o menor número de cores possível.

O formato PNG seria o novo GIF melhorado, serve para casos em que você precisa de salvar muitas cores e também usar recurso de transparência. É um formato maior do que os outros e portanto menos otimizado para Web.

Salvando para Web.

O Photoshop tem um menu específico para exportar uma imagem para Websites. Debaixo do menu File -> Save for Web & devices.

photoshop save for web e devices

Neste menu você pode escolher o formato de saída, inclusive visualizando o tamanho final e o tempo de download.

Outros programas têm menus de exportação para reduzir sua foto ou imagem para adequar melhor aos padrões Web de otimização.

Lembre-se que qualquer tamanho que você reduza de uma imagem conta. Imagine que o seu site tenha 3000 acessos por dia, se uma imagem tem 100Kb geraria um tráfego, somente desta imagem, de 3000x100Kb = 300.000Kb ou mais ou menos 300Mb. É ainda gera carga no servidor Web podendo causar muitos problemas e custos para você.