Cameras Digitais e o Mito Dos Mega-Pixels, Mais Não é Melhor

By | maio 15, 2008

Qual das duas fotos abaixo foi tirada com uma câmera Canon 5D que custa $3000 dólares? Você saberia dizer? A outra foi tirada com um celular Nokia 82.

foto praia  scobleizer mega pixels21foto praia  scobleizer mega pixels12

Muita gente vai achar a mesma coisa, uma mais clara que a outra somente. A diferença, comentada no blog scobleizer, mostra a que ponto a indústria de câmeras digitais nos levou fazendo marketing com uma propriedade que não é a mais importante na hora de escolher qual comprar.

A partir de 5MP uma câmera digital já produz excelentes fotos com qualidade de impressão em tamanho grande. Se você não vai produzir um outdoor, não precisa mais que isso, ou melhor, estude a sua câmera por outros pontos de vista antes de compra-la. Mais mega-pixels não significa ser uma câmera melhor de forma alguma.

Muitas câmeras distorcem as fotos, produzem borrões roxos nas pontas dos objetos e tons de cores estranhos sem brilho ou saturação correta.

Como escolher a melhor câmera?

1) Você deve saber o que procura. Se você conhece fotografia e quer ter controles manuais opte por uma SLR ou compactas que deixe regular a abertura do diafragma e o tempo de exposição. Se você nem sabe o que é isso vá para as automáticas.

2) As câmeras automáticas praticamente tiram a foto pra você, basta apontar e clicar. O que as diferencia é o tamanho, zoom ótico (digital é uma farsa), rapidez de inicialização a tonalidade das cores e brilho. Veja se o corpo dela é de metal e não de plástico. Tire uma foto para experimentar antes de comprar. Veja se a câmera faz vídeo em alta resolução, acima de 640×480 é o padrão atual. A novidade no mercado é a detecção de face para o foco automático e estabilizador de imagem.

O mito dos mega-pixels é a idéia de que uma câmera de 12 mega pixels é melhor que uma de 6. É uma afirmação completamente errada e sai do contexto pois a primeira coisa que você deve saber antes de comprar uma câmera é pra que você vai usa-la. Analisar as outras qualidades é algo muito mais racional.

A minha recomendação, contra o que o mercado brasileiro sempre ofereceu que foi a Sony, é para câmeras Canon. A série Powershot SD (SD850, SD1000, etc) é excepcional. Dê uma olhada na Amazon. São pequenas, cabem no seu bolso da camisa e excelentes. Podem ser difíceis de encontrar no Brasil mas procurando você consegue a sua.

A resposta de qual foto é a da Canon 5D e do Nokia N82 eu digo mais adiante. Vamos ver quem acerta.

  • Mario Gomes

    Eu tb tinha essa opinião, mas há um fator a considerar: ruídos!
    Quando vc redimensiona para um tamanho menor de pixels os 8, 10 Megapixels farão a diferença: é improvavel algum ruido permanecer, pois cada 4 pixels (por exemplo) transforma-se em 1… (o ruído desaparece, normalmente); já se vc tiver os Mpx justos, a redução não ocorre. Por isso 10Mpx é melhor que 5, mesmo que vc precise de 5!
    Além disso é melhor acompanhar o padrão atual, em igualdade condições; naum vale a pena adquirir cameras de 5 ou menos que 7.2Mpx, já devem estar obsoletas

  • @Mario.

    Procure na internet, o NY Times fez diversos artigos a respeito disso. Se você precisa realizar reduções é claro que mais mega pixels irá lhe ajudar, mas muita gente não precisa fazer isso e nem vai reparar ou sabe o que é ruído. O aspecto técnico que você vê é subjetivo a uma necessidade particular de redução ou ampliação.

    O fato é que duas câmeras iguais com exceção de uma ter mais mega-pixels, é claro que a que tem mais seria melhor.

    Agora você pega uma dessas que vendem na TV que têm 10MP chinesas, eu prefiro a minha Nikon D70 de 6MP. Entendeu???

    Se sabe inglês, leia os artigos aqui. Pode fazer a tradução via Google também.

    um abraço e obrigado pela sua opinião.

  • N. Costa

    Bem eu prefiro a minha Pentax k20D de 14,5 MP. Para alem da resoluçao o sensor cmos e um salto enorme em relação aos CCDs.

  • N. Costa

    Ola
    Nao sei quanto a voces mas essas duas fotos sao bastante claras a primeira tem um dr bem maior da para notar as tonalidades da areia e da rocha e mesmo assim ainda se nota bastantes tons de verde apesar da foto estar sub exposta. Na segunda apesar de ter uma exposição correcta os tons do mar mal se notam. Isto acontece porque apesar de terem o mesmo tamanho (em MP) (nao sei se teem mas isso nao esta em questão), o sensor de uma boa DSLR e muito superior ao sensor de um telemovel. O sensor da Canon consegue capturar mais nitidez e tem um menor corte na cor, para ja nao falar da velocidade de focagem do tempo de espera entre o carregar no obturador e a foto ser efectivamente tirada, na capacidade de medição correcta da luz e nos ajustes que se pode fazer ans DSLRs e nao num telemovel. Portanto se ideia e tirar uma foto que fique bem numa pagina de web, bem o telemovel e capaz de a tirar, mas se o objectivo e tirar uma foto de cortar a respiração, nada melhor que uma boa DSLR. Ha algumas compactas que tiram fotos magnificas mas isso esta mais relacionado com a lente, do que com o sensor. Por exemplo as panasonics com as poderosas lentes da leica.