aiderss logoSempre em busca de audiência, quem escreve em blogs sabe bem que o sucesso de um artigo pode ser completamente aleatório. Você pode escrever algo do fundo do seu coração que ninguém vai dar a menor bola, ou algo rapidinho e descontraído como meu post sobre o mengão campeão carioca ou o artigo de estatísticas de quem ia ganhar o BBB que deram muito certo sem querer.

Existe outros fatores fora o título e conteúdo que afetam diretamente a popularidade de um artigo, são eles:

1) Dispersão do foco do leitor. Você publica 5 artigos diretamente e entre eles está um que foi melhor redigido. Esse artigo pode passar desapercebido no meio dos outros enquanto se fosse publicado sozinho atrairia mais atenção e aceitação do blog como um todo.

2) Hora do dia para a publicação. Existem períodos de pico de leitura e pesquisa na internet e saber qual é a melhor hora para ter maior visibilidade pode ser tão fundamental quanto escrever bem.

Vou falar mais sobre este segundo caso pois li um interessante artigo no blog ReadWriteWeb onde relata uma pesquisa feita no aideRSS para saber as horas de maior audiência da internet para leitura de blogs. A pesquisa foi realizada através de uma boa qualificação de PostRank dada pelo AideRSS (maior que 6 e com nota maior em 10) para os artigos publicados em diferentes horas do dia.

O AideRSS analisa cada artigo no seu feed RSS em termos de quantidade de comentários, Diggs, guardado no Del.ici.us e links em outros blogs.

O resultado:

postrank by hour

Lembre-se de que as horas são relativas a GMT. No Brasil estamos GMT-3 logo se a hora de pico é das 16 até as 22 horas neste gráfico, aqui equivale a ser de 13 às 19 horas. Portanto, a melhor hora para publicar é depois do almoço.