A mais nova ferramenta criada pelo New York Times, um dos mais tradicionais jornais dos Estados Unidos e do mundo, permite navegar pelo tempo e na história contada pelos seus artigos originais, tudo isso através da internet, do conforto do seu navegador.

new york times titanic sinks

Chamado de “Times Machine” ou “Máquina do Times” (uma brincadeira com o termo máquina do tempo e o nome do jornal) em portugês-tupiniquim reúne os arquivos históricos do New York Time, com navegação total de suas páginas de domínio público na íntegra do período de 1851 até 1922.

Organizados cronologicamente os arquivos foram além de escaneados, capturados para texto através de OCR, sendo assim você pode pesquisar por temas, palavras-chaves ou simplesmente clicar nas páginas ou no calendário para navegação.

Todo esse trabalho foi realizado capturando todas as páginas de jornal para imagens digitais no formato TIFF (um total de 405.000 e 3,3 milhões de artigos resultando em quase 810.000 imagens do tipo PNG) e mapeados com OCR e colocados nos servidores da Amazon Web Services. Leia aqui no blog do New York Times.

Depois desse trabalho braçal de converter os artigos, criou-se uma página amigável divertida de navegar que você pode acessar aqui. Somente assinantes do jornal têm acesso ilimitado ao sistema.